O jornal Público de hoje inclui um pequeno artigo de Joaquim Ferreira da Silva que, a propósito dos investimentos propostos para o TGV e Ota, chama a atenção para a insensibilidade governativa para a nossa frente marítima: «(...) o plano de 25 milhões para investir nas infarestruturas que o governo considerou prioritárias (PIIP) nem uma linha refere o transporte marítimo. E, daquilo que as estatísticas nos indicam, ainda é por via marítima que Portugal movimenta a maior parte das mercadorias necessárias à sua sobrevivência. O petróleo, o carvão e o gás natural, matérias vitais para o país, utilizam 100 % do transporte por meio de navios. (...) «E o que nos surpreende é que não visionamos nenhum economista, especialista ou comentador de nomeada pedir que se invista na construção naval e no armamento marítimo tão necessários para reduzir essa gigantesca sangria de dinheiro paga aos proprietários de navios estrangeiros fretados para realizar aquele transporte. (...) «Veja-se como a Suécia, a Finlândia, a Noruega e a Dinamarca deixaram de fora o TGV mas tê os mais modernos portos e todo o seu ramal ferroviário, assim como os seus navios ferries estão incorporados na malha da bitola das linhas europeias tornando possível o transporte rápido das mercadorias entre esses países e os restantes a sul.» Documentos relacionados: «Com a estratégia ora apresentada, o País passa a dispor de um enquadramento geral e de longo prazo para todas as questões relacionadas com o mar, assim como de uma referência orientadora das decisões sectoriais que incidem sobre o oceano.» |
segunda-feira, agosto 08, 2005
A ver passar navios...
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2 comentários:
Na Finlandia hä Pendolino. E julgo que na Suecia tb hä comboios rapidos.
Fiz uma pequena busca e pareceu-me que o Pendolino não pode ser considerado um TGV, mas antes aquilo que tem sido designado como "velocidade elevada", pois o máximo que atinge são 220 km/h (o TGV é superior a 300 km/h).
A Suécia usa o X2000, que atinge actualmente a velocidade de 200 km/h, estando em estudo investimentos que poderão fazer subir essa velocidade para os 300 km/h.
A velocidade do sistema norueguês é de 210 km/h.
Encontrei estes elementos no railway-technology.com:
http://www.railway-technology.com/projects/
onde também é feita referência à linha Lisboa-Porto
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