Classroom Expernomics é uma newsletter dedicada à divulgação de exemplos de uso de simulações e jogos na sala de aula, como método pedagógico. Os exemplos são fornecidos por docentes que leccionam Economia. Trata-se de uma iniciativa localizada nos EUA (embora os endereços referidos estejam alojados na GB). Nos EUA existe uma longa tradição de investigação e partilha de conhecimentos no domínio do ensino da Economia, incluindo a publicação de revistas de especialidade sobre este assunto. A primeira destas newsletters data de 1992 e apresenta três exemplos: A última newsletter data de 2001. Pelo meio sugere-se um conjunto de "jogos" e simulações, abrangendo temas diversos como decisões de investimento, formação de preços, oligopólios, comércio internacional, leilões, elasticidades, bens públicos e, claro, o concurso de beleza keynesiano (*). (*) - Keynes recorreu à analogia do "concurso de beleza" por se tratar de um passatempo muito popular, promovido pelos jornais da sua época: publicavam-se imagens de mulheres e os leitores votavam na mais bonita; um prémio era atribuído aos que tivessem escolhido a vencedora. Sendo assim, quem estivesse interessado em ganhar o prémio, não escolhia aquela que achasse mais bonita, mas sim aquela que esperava que a maioria viesse a escolher. O exemplo é comparável com as bolsas de valores: não se compram os activos que se pensa serem intrinsecamente melhores, mas sim aqueles que se pensa que as outras pessoas irão preferir. |
terça-feira, agosto 09, 2005
Experiências na sala de aula
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário