terça-feira, agosto 09, 2005

Metodologia da Economia

A metodologia da Economia, e a filosofia da Ciência em geral, não são propriamente temas que suscitem grandes paixões, embora, quando reduzidas a uma pergunta do tipo inquérito jornalístico relâmpago ("Acha que a Economia é uma Ciência? Sim ou Não?"), possa motivar algumas respostas.

Em português temos a possibilidade de ler um bom livro sobre o assunto: "Metodologia da Economia", de Mark Blaug, publicado pela Gradiva.

Na internet, está disponível um texto do Professor João Sousa Andrade sobre o assunto: "Algumas Observações sobre a Metodologia da Economia".

Também disponível on-line:

"Karl Raimund Popper: um filósofo e três abordagens da metodologia da Economia" (em pdf)

"Popper, Hayek e a (Im)Possibilidade de Predições Específicas em Ciências Sociais" (em Word)

Em inglês há muita coisa, evidentemente, mas saliento apenas o texto de Milton Friedman, "The Methodology of Positive Economics"

Mas ao que eu gostaria de aceder em texto, é a lição de jubilação do Professor Jacinto Nunes, de 1996 - à qual tive felicidade de assistir - sobre este tema: "Introdução à Epistemologia e Metodologia Económicas Contemporâneas: O Post-Positivismo"; sei que foi publicado pela Faculdade de Direito de Coimbra e calculo que o ISEG também o tenha publicado, mas não sei exactamente onde encontrar. Alguém tem alguma pista?

2 comentários:

Rui Pedro disse...

Suponho que será possível adquirir no ISEG a lição do Prof. Jacinto Nunes. Entretanto a INCM publicou em 2004 "Epistemologia e metodologia económica". A INCM ainda tem no seu catálogo pelo menos mais dois trabalhos de Jactinto Nunes: "O pensamento de Keynes" e outro sobre escritos na imprensa nos anos 70 e 80, que continuam muito actuais...

Anónimo disse...

A edição é de 1996 do ISEG. Na altura fizeram 500 exemplares. Mas não sei se voltaram a editar.
O prof. Jacinto Nunes publicou ainda "Tendências actuais da metodologia económica", Coimbra 2002.