segunda-feira, agosto 24, 2009

notícia do jornal Público     O "bom povo português" dos discursos monoculares de Spínola, tal como o "generoso povo da Madeira", é uma falsificação filosófica que remonta, pelo menos, até ao Iluminismo: são apenas variantes do "bom selvagem" rousseauniano: o homem que nasce todo ele pleno de bons instintos, e que é, depois, "estragado" pela Sociedade (no caso de Rousseau, pela Ciência).
     Embora frases como a do actual primeiro ministro façam sorrir a maior parte de nós, não nos irritam: o que nos irrita são afirmações como a de José Hermano Saraiva, dizendo que em apenas três dias (nos idos de 1506) o "bom povo" de Lisboa e arredores chacinou mais judeus do que a Inquisição portuguesa em todo o tempo da sua lúgubre existência; incluindo bebés: pode lá ser!
     O "povo", por definição, é bom, e só isso é que explica, segundo Sócrates (esse que é afinal o modelo chapado do português suave, que de vez em quando grita e se irrita, mas isso não é ele, foi apenas uma coisa má que lhe passou pela cabeça), que os madeirenses continuem a eleger o sr. Alberto PSD Jardim, apenas para não somar uma humilhação insuportável à chacota que dele faz o País. É muita generosidade, essa, mas compreensível à luz da doce filosofia josé-socrática.
     Não, o voto do generoso povo madeirense não é nenhuma retribuição pela generosidade orçamental cubano-continental. Não, a Matança da Páscoa de 1506 nada tem a ver com o genocídio nazi. O povo é sempre bom. O povo é quase sempre sereno. Leiam as notícias: em Portugal não se lincha ninguém a coberto da noite, só porque esse ninguém é de cor escura e ousou assaltar uma garagem às tantas da manhã. Essa notícia não existe.

2 comentários:

Rafael Souza disse...

Oi.
Meu nome é Rafael, e sou resposável pela prospecção de novos parceiros de conteúdo e de mídias da agência Riot.
A Riot foi pioneira no Brasil em veiculação de publicidade em mídias sociais e atualmente é lider neste mercado aqui e em parte da América Latina.
Visitei seu blog e por conta de achá-lo bem legal gostaria muito de poder tê-lo como parceiro nosso de conteúdo.
Para conhecer melhor a empresa você pode visitar o nosso blog corporativo: http://riot.com.br
Para se cadastrar conosco: http://riotplan.com.br
Caso queira maiores informações meu msn é rafael.riot@hotmail.com
Valeu.
Abraço!

ps: Caso você já seja parceiro da Riot, é importante que tenhamos o seu cadastro no RiotPlan; neste caso, peço que encontre um tempinho para fazê-lo, por favor. Obrigado

Unknown disse...

Olá irmão, estou seguindo seu blog, muito boa as postagem. Obrigado pela visita ao meu blog.

Abrçs
Geziel Silva Costa