terça-feira, junho 26, 2007

1/5

Pessoas em fila na fronteira
     Pessoas em fila na fronteira

     «Como se justifica um muro na fronteira? Qual a justificação para condenar milhões de trabalhadores mexicanos não qualificados a vidas de pobreza desesperada? Dizem-me que se deve ao facto dos americanos deverem cuidar mais dos seus compatriotas do que de um bando de forasteiros. OK, mas quanto mais? Certamente deve haver um limite; ninguém pensa, por exemplo, que os americanos devam caçar mexicanos como desporto. Portanto, exactamente em que medida é que estão dispostos a atingir um estrangeiro para ajudar um americano? Representará o bem-estar de um mexicano 3/4 do de um americano, ou metade, ou 1/4?
(...)
     Feitas as contas conclui-se que o ganho de 7 dólares de um imigrante vale 5 vezes a perda de 3 dólares dos americanos. Por outras palavras: para justificar a barragem do emigrante, temos de dizer que ele vale menos de 1/5 do cidadão americano.
     Por contraste, houve um tempo em que a Constituição dos EUA contava um escravo negro como 3/5 de um cidadão de corpo inteiro. O Governador do Alabama, Bob Riley, pediu recentemente desculpa pelos danos da escravatura. Quanto tempo demorará até que os políticos peçam desculpa pelos danos das nossas restritivas políticas de emigração?»

Steven E. Landsburg - Slate
"One-Fifth of an American"

Sem comentários: