sábado, março 11, 2006

António Manuel Pinto Barbosa

Faleceu, no passado dia 5, António Manuel Pinto Barbosa, grande economista português, reformador do ensino da Economia no nosso país. Para além da actividade docente, Pinto Barbosa ocupou cargos oficiais relacionados com a sua formação académica, como Ministro das Finanças entre 1955 e 1965, e Governador do Banco de Portugal. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974 demitiu-se do Banco central e foi saneado do ISEG (então ISE).

Em 1978 começou a leccionar na Universidade Nova, que na ocorrência do seu falecimento divulgou esta nota:
Aos 88 anos, faleceu o Professor Doutor António Manuel Pinto Barbosa, professor jubilado da Faculdade de Economia desta Universidade, ex-ministro das Finanças e Governador do Banco de Portugal, cargo de que se demitiu após o 25 de Abril de 1974. Após um interregno em que foi Consultor do Banco de Pagamentos Internacionais, aceitou, em 1978, o convite da Faculdade de Economia para integrar o seu corpo docente, tendo sido o primeiro Presidente do Conselho Científico.

O Professor António Manuel Pinto Barbosa é unanimemente reconhecido como o introdutor em Portugal da economia moderna, após a reforma que protagonizou do ensino desta área científica, nomeadamente no ex – Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, actual ISEG. A este ilustre Professor se devem igualmente os primeiros contributos significativos para a internacionalização da economia portuguesa, nomeadamente enquanto líder das negociações que culminaram com a adesão de Portugal às então recém-criadas instituições decorrentes do Acordo de Bretton-Woods (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional).
Mais informações sobre Pinto Barbosa encontram-se nestra entrada de Novembro passado no Pura Economia.

Na blogosfera o falecimento foi referido por O Jornal da Rua e Aforismos e Afins

Sem comentários: