terça-feira, novembro 08, 2005

ISEG: instalações renovadas


   Económicas e Bagaceiras

«O Convento das Inglesinhas, imóvel do século XVII onde está instalado o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) desde o início do século XX, inaugura hoje [7.Nov.2005] instalações restauradas para cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos. (...) À semelhança de outros conventos de ordens religiosas no bairro da Madragoa, o Convento de Santa Brígida das Inglesas, ou das Inglesinhas como ficou conhecido mais tarde, foi fundado no início do século XVII. Aliás, o próprio nome do bairro tem origem no ancestral Convento das “Madres de Goa”.

«O trabalho de restauro e modernização, entregue ao arquitecto Gonçalo Byrne, teve início há três anos para criar melhores condições para a formação de pós-graduação, mestrados e doutoramentos do ISEG. Foi feita uma ampla remodelação do interior, que disponibiliza um conjunto de salas exclusivamente destinadas a trabalhos dos cursos posteriores à licenciatura. Até chegar “às mãos” do arquitecto Gonçalo Byrne, o convento sofreu várias transformações ao longo do tempo, sendo já antiga a função académica. Em 1864, foi adquirido pelos jesuítas, que aí mantiveram o Colégio de Jesus até à instauração da República e fizeram várias ampliações, nomeadamente o acréscimo de um piso em toda a ala Nordeste, o alargamento da capela com uma ala exterior a Noroeste, sobre o actual jardim, e o acrescento no mesmo sentido do corpo destacado do refeitório. Com a chegada da República, o convento serviu para instalar o Museu da Revolução Republicana e, posteriormente, o Instituto Superior de Comércio - o actual ISEG.

«As obras de restauro foram financiadas através do plano de investimentos públicos (PIDDAC) e de receitas próprias, custando no total cerca de oito milhões de euros. O convento é hoje propriedade do ISEG, sendo o edifício mais antigo do complexo arquitectónico e núcleo histórico do instituto, com direito a referência em várias publicações nacionais e internacionais. O edifício destina-se agora prioritariamente à formação pós-graduada, de executivos e empresários portugueses, continuando a albergar os órgãos de gestão e outros serviços administrativos.»

Notícias da Manhã

Post relacionado: Económicas e Bagaceiras
1. Edifício do Quelhas (Conv. Inglesinhas)
2. Edifício do Quelhas (Ex-RDP) - serviços administrativos e auditórios
3. Edifício Bento Jesus Caraça - gabinetes de docentes, centros de investigação, informática
4. Biblioteca F. Pereira de Moura
5. Edifício Francesinhas I - salas de aulas
6. Edifício Francesinhas II - salas de aulas, informática, cantina, AEISEG e AIESEC
7. Futuro Pavilhão de Desportos
8. Assembleia da República