segunda-feira, outubro 03, 2005

Grilagem

"Rent-seeking" é uma expressão difícil de traduzir para português, não porque não exista por cá o fenómeno, mas talvez precisamente porque as modalidades são inúmeras. A expressão, caracterizadora da acção de empresas e outros agentes económicos, opõe-se a "profit-seeking". Neste último caso procuram-se ganhos através de lucros obtidos no mercado por meio de uma concorrência saudável. No caso do rent-seeking, procura-se obter ganhos através de limitações à concorrência. Há muitos exemplos: extorsão, recurso fundamental aos fundos comunitários (ou outros subsídios), êxito em concursos públicos através de "conhecimentos" ou "luvas"; etç. No Marginal Revolution encontrei alguns exemplos inovadores:

Dhurna (anglo-indiano) - extorquir dinheiro a alguém sentando-se em frente da sua casa e ficando ali sem comer, ameaçando com a violência, até ser-se pago.
(O Free Dictionary define Dhurna - ou Dharna - como "uma acção frente à porta de alguém, especialmente um devedor, como meio de obter anuência a uma exigência de justiça, como por exemplo o pagamento de uma dívida". Assim definida parece uma coisa normal, mas não é de admirar que o processo tenha sido alargado até à exigência de pagamentos não devidos.)

Sokaya (japonês) - alguém detentor de algumas acções numa empresa, que extorque dinheiro ameaçando ir às assembleias de accionistas causar problemas.

Grilagem (português do Brasil) - a prática de colocar um grilo vivo numa caixa com documentos novos falsificados, até que os excrementos do insecto façam com que os papéis pareçam convincentemente antigos.

De facto, neste paper de Márcia Mota: "A grilagem como legado", descreve-se de forma semelhante a técnica da "grilagem": "colocar um papel contendo um tipo de 'comprovação' de propriedade dentro de uma gaveta junto com alguns grilos; o qual, após algumas semanas, passa a ter uma aparência envelhecida em razão dos dejectos daqueles insectos". Mas apresenta-se igualmente a definição do Dicionário Aurélio: "Sistema ou organização ou procedimento de grileiros - indivíduos que procuram apossar-se de terras alheias mediante falsas escrituras de propriedade" - que mostra que o termo evoluíu de forma a abranger outras modalidades de reclamação indevida de direitos de propriedade de terras.

Sem comentários: