segunda-feira, outubro 10, 2005

Felicidade Nacional Bruta

Felicidade Nacional Bruta ?

Em português a expressão não resulta muito esclarecedora, já que o adjectivo "bruto" tem uma associação negativa com algo "grosseiro", "violento"[1]. Porém, a FNB parece ter uma conotação muito mais benigna. O conceito surgiu em 1972, no reino do Butão, pela voz do rei Jigme Singye Wangchuck, que se teria inspirado na filosofia budista. Consequentemente, a política daquele país tem sido definida em função do objectivo da realização pessoal dos indivíduos e da sua felicidade, baseando-se em valores não materiais.

O New York Times publicou agora o artigo "A New Measure of Well-Being From a Happy Little Kingdom", onde se refere que "um crescente número de economistas, cientistas sociais, lideres empresariais e administrativos, tenta criar uma medida de desenvolvimento que não se resuma aos fluxos monetários (como acontece com o PNB) mas que inclua também os cuidados de saúde, o tempo livre passado com a família, a conservação dos recursos naturais e outros factores não económicos". [2]

A acompanhar o artigo vem o seguinte gráfico que relaciona o PNB per capita com a felicidade apercebida pelos cidadão de diferentes países - infelizmente, parece que Portugal não consta do gráfico. Apesar de não haver países "ricos e infelizes", existem "ricos e felizes", "pobres e infelizes", bem como "pobres e felizes".

Existe uma página na Internet especificamente dedicada à Felicidade Nacional Bruta.



[1] - Naquele contexto, o significado é apenas o de considerar uma verba na sua totalidade, antes de se realizar algum tipo de dedução. Depois de realizadas as deduções, o resultado é classificado como "líquido". Desta forma, temos o "Produto Nacional Bruto" e, depois de deduzidas as amortizações de capital, o "Produto Nacional Líquido"; temos o "ordenado bruto" e, depois de deduzidos os descontos, o "ordenado líquido".
[2] - O conhecido Índice do Desenvolvimento Humano resultou igualmente do desejo de ultrapassar as limitações do PNB. Para além de considerar a riqueza material, o IDH inclui indicadores relativos à esperança de vida e nível educacional.

Sem comentários: