sábado, outubro 01, 2005

Diz-me quanto ganhas...

Com o vermelhusco título de que o "Governo não revela salário de Constâncio", o Correio da Manhã on-line diz-nos que «O Governador do Banco de Portugal ganha por ano quase o dobro do presidente da Reserva Federal dos EUA.»

Parece que quem o disse ao jornal foi presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que o leu num requerimento que lhe foi apresentado pelo deputado e dirigente do PCP Agostinho Lopes, o qual, por sua vez, parece que soube de tudo através do jornal Independente.

E adianta-se no texto do CM: «Instado a comentar o assunto, fonte do BP afirmou ao CM que a instituição não comenta os salários dos governadores. Em comparação, nos EUA, o salário do presidente da Reserva Federal é público e está disponível no 'site' da instituição: 120 mil dólares (cerca de 100 mil euros, e não 146 mil euros como diz Agostinho Lopes) ao alcance de qualquer internauta.»

É muito curioso que o deputado do PCP, procurando talvez maximizar o efeito da sua "denúncia", compare o vencimento de Vítor Constâncio ao de um dos principais "funcionários" da economia capitalista. Será que para o PCP, neste domínio, o benchmark são os EUA?

Dir-se-ia que, pelo menos neste caso, Portugal poderia aspirar a um "top" no "ranking, mas afinal parece que não. Por exemplo, o salário do governador do Banco de Inlaterra é de £ 268.137, conforme se pode ler aqui.

São grandes as discrepâncias. É a desvantagem de não haver um mercado global para "governadores de bancos centrais"...

Sem comentários: