quarta-feira, setembro 14, 2005

Um sucesso de Professora


«(...) Há 16 anos, o "Teach for America" não passava de uma ideia de uma veterana de Princeton, Wendy Kopp. Ela acreditou que o país precisava de uma organização à imagem do Peace Corps que atraísse formadores de qualidade para as salas de aula com miúdos pobres. Com esta ideia em mente, ela aventurou-se corajosamente para obter fundos, recrutar voluntários e encontrar directores de escolas que os contratassem. Koope experimentou as dificuldades e reviravoltas de tudo o que é inovador mas, um ano depois, já tinha 500 recrutas.

Neste Verão, de mais uma vez uma nova classe de professores estará durante 5 semanas num instituto de formação para se preparar para as salas de aula. No Outono, apresentar-se-ão ao trabalho em algumas das mais difíceis escolas da América, classificadas pelo governo federal como "altamente necessitadas", e onde cerca de 95 % dos respectivos alunos pertencem a minorias. Cada membro do programa compromete-se com dois anos de ensino, pago pelos sistemas escolares locais com os mesmos valores dos restantes professores iniciantes; no fim deste serviço poderão qualificar-se para bolsas de estudo de 9.500 dólares.

Como se pode imaginar, os cépticos abundaram ao longo desta caminhada: outros professores avisando que gente sem a formação usual para o ensino nunca poderá ter sucesso na sala de aula; cínicos que afirmam que se trata apenas de um punhado de "meninos" de elite que só pretendem arranjar um passe para estudar Direito ou Gestão e que virarão costas às reformas sociais. Bem: os descrentes simplesmente não percebem a nova geração. [Desde o seu início em 1990, o TFA providenciou mais de 10 mil docentes, cujo trabalho abrangeu mais de 1 milhão e meio de crianças]

Há um ano, a organização Mathematica Policy Research (1) detectou que os alunos dos voluntários do Teach for America obtiveram melhores notas a matemática que os alunos de outros professores, incluindo docentes com muita experiência - e resultados idênticos em leitura (2). Em matemática, os alunos do TFA obtiveram um mês de avanço relativamente a outros alunos. Os resultados reflectem em parte o facto de 70 % dos voluntários do Teach for America serem oriundos das escolas com mais elevada cotação, comparativamente com menos de 3% para os outros professores. Os resultados reflectem igualmente a paixão que estes voluntários trazem para o seu trabalho.»

David Gergen, "A Teacher Success Story"

Video promocional do "Teach for America" aqui:
http://209.242.151.6/tfa/tfa_wm_small.wmv
(se não arrancar, copie o endereço e abra no seu leitor Windows, se for o caso; outras opções aqui)

(1) - Organização que ao longo de 35 anos tem conduzido alguns dos mais importantes estudos nos EUA sobre saúde, segurança social, educação, emprego, nutrição e políticas para a primeira infância; veja a respectiva página sobre Educação.
(2) - resumo das conclusões.

Sem comentários: