quarta-feira, setembro 14, 2005

Protestam os Italianos

Segundo uma notícia do TCS, algumas associações de consumidores de Itália convocaram uma "greve à electricidade" para hoje, em protesto contra os aumentos de preços. De acordo com uma delas, a Federconsumatori, 1/3 dos italianos desligou a luz entre as 10:30 e as 11:35 h. Para este mesmo período foi convocada a "5ª Greve às Compras", segundo a qual as pessoas deveriam adiar pelo menos uma compra. Diz a mesma organização que a este "adiamento" aderiram 78 % dos italianos.

Estas notícias despertam-me a curiosidade acerca de duas coisas, pelo menos: (1) Qual a vantagem - e o impacto - de apagar as luzes e adiar uma compra das 10:30 às 11:35 da manhã; (2) Como é que a Federconsumatori conseguiu apurar aquelas percentagens. Ela mesma esclarece esta última dúvida: "monitorando o acesso dos clientes aos super-mercados e através de entrevistas telefónicas aos consumidores.

Está-se mesmo a ver - ouvir - a conversa telefónica:
Federconsumatori - "Aqui fala da Federconsumatori; é para saber se adiou pelo menos uma compra, hoje, entre as 10:30 e as 11:35 da manhã?"
Consumidor - "Ó filho, então não adiei?! Várias e a todas as horas, e desde há que meses!"

Sem comentários: