segunda-feira, setembro 05, 2005

Um blogue na tempestade


Kaye Trammell

  Kaye D. Trammell, professora de "Comunicação de Massas" da Universidade de Louisiana e residente em Baton Rouge, preparou-se para o furacão de várias maneiras: encheu a banheira, comprou água engarrafada, carregou o telemóvel, estudou possíveis vias de fuga e... iniciou um blogue: "Kaye's Hurricane Katrina Blog", que veio a permitir que ela partilhasse em linha o que se estava a passar consigo, mas igualmente receber informação de fora.

Ela própria relata a experiência numa carta ao Washington Post onde escreve que «Estes blogues já não pertencem aos autores mas sim à comunidade, como mecanismo centralizado de comunicação e conforto em face dos desastres naturais. Eles completam a cobertura de vários modos.

«Em primeiro lugar, representam um ponto de vista alternativo a partir do qual cada um pode aprender acerca da situação. Pode-se ligar o noticiário e ver os jornalistas fustigados pela tempestade. Pode-se ler jornais e encontrar fotografias do Katrina. Ou pode-se ter acesso directo para uma sala de estar no âmago da tempestade e acompanhá-la pela leitura do relato do bloguer.

«Em segundo lugar, os bloguers cobrem uma larga área geográfica, relatando com maior rapidez do que os jornalistas. Imaginem o noticiário televisivo sem a programação horária ou o processo de produção de notícias: é com essa rapidez que os bloguers podem disseminar a informação.

«Nós, os cidadãos no seio dos acontecimentos, não pretendemos substituir o jornalismo. Não temos recursos para isso. Mas podemos fornecer relatos na primeira pessoa sobre o que está a acontecer.»

E conclui: «Blogar não vai mudar o mundo em crise, mas vai torná-lo mais humano.»

A mesma Kaye D. Trammell escreveu (em co-autoria) um artigo sobre a questão sexual na blogosfera: "Does Gender Matter? Examining Conversations in the Blogosphere.", e um outro sobre o impacto da blogosfera no ensino: "Content Delivery in the Blogosphere" (já referido pelo Ponto Media).

Outros blogues que fazem cobertura do Katrina: John's Online Journal | Bulletin Blog 2 | Texas Tech Students for Hurricane Relief | New-Orleans-Hurricane.com | Hurricane Help | Hurricane Watch | Deadly Katrina (onde se encontra esta fotografia de autocarros escolares retidos pela inundação, que poderiam ter sido utilizados para a evacuação preventiva) |

Sem comentários: