quinta-feira, agosto 18, 2005

Inovação no Ensino da Economia

Decorreu no passado mês de Julho, em Sydney, a "11th Australasian Teaching Economics Conference", com o tema: "Innovation for Student Engagement in Economics". Das comunicações apresentadas estão acessíveis em linha as seguintes:

  • "Securing participation: Experiments in a one-day introduction to economics" de Chris Geller

  • "The Double Paradox of Elementary Economics Education" de Eduardo Pol e Peter Carroll

    Uma outra comunicação, "Multimodal design for hybrid learning materials in a second-level economics course", não parece estar acessível, mas sobre o mesmo tema e com o mesmo autor encontra-se esta:

  • "Multimodal Design Considerations for Developing Hybrid Course Materials: An Issue of Literacy"



    Em Abril passado teve lugar em Bowling Green (Ohio) uma conferência com o tema: "Making Economics Come Alive in the Classroom: Critical Thinking and Economic Issues", onde Paul Krugman falou sobre "Economics in Action: Stories to Motivate the Models" e "Economics and the News of the Day", e Neil Browne sobre "The Joint Nurturing of Economic Understanding and Moral Reasoning: Using the Raw Material in a Robust Newspaper"

    Neil Browne, professor na universidade de Bowling Green, é autor de vários livros sobre o encorajamento do pensamento crítico e questões morais no ensino, entre os quais:
  • "Asking the Right Questions: A Guide to Critical Thinking"
  • "Striving for Excellence in College: Tips for Active Learning"



    A American Economic Association tem também programas de formação sobre este tema: "Teaching Innovation Program in Econnomics"
  • Sem comentários: