sábado, maio 07, 2005

Guitarradas e bacalhau no forno




 Guitarradas e bacalhau no forno 


Marcus Alessi Bittencourt é um compositor e pianista brasileiro, doutorado em composição musical, investigador e professor, radicado nos EUA. A sua música tem um forte cunho experimental, usando uma paleta variada de técnicas e materiais sonoros que reflectem a sua investigação nos domínios da forma, da polirritmia e das simultaneidades, do timbre, da perspectiva espacial sonora, da microtonalidade e da orquestração de objectos sonoros.

A composição proposta, "Guitarradas e bacalhau no forno", evoca o ambiente musical do fado lisboeta e faz parte do projecto "Lisboa, um caderno de viagens", constituído por 16 peças para piano solo [ouça excertos em mp3 aqui]. Cada uma destas peças é "uma espécie de ilustração, uma 'fotografia' de um dado momento, lugar, pessoa ou acontecimento da semana que passei em Lisboa em 1998".

Na net encontra-se disponível a sua tese de doutoramento: "Dr. Frankestein, I Presume... or The Art of Vivisection" [127 páginas em pdf]. Nesta tese Bittercourt exemplifica o seu trabalho de composição com temas de "Lisboa, um caderno de viagens", nomeadamente: "Rua Diário de Notícias" [superimposição de três camadas de variáveis independentes, cada uma delas reportando a uma abstracção específica de um conhecido tema do fado [pág. 54/55], La Petite Coreène [pág. 56], Castelo Mouro [pág. 58], Barroquismo para três Antónios [pág. 60; um dos Antónios é Carlos Seixas] e O Eléctrico [pág. 62, "uma viagem de eléctrico com relances disto e daquilo, pessoas e propaganda política nas paredes", uma colagem complexa de objectos musicais onde são reconhecíveis acordes de "A Internacional"].
Pode acompanhar os excertos com as pautas incluídas na tese.

Igualmente disponível a ópera radiofónica KA [em Windows Media ou em Real Player].

|||     Página oficial     |||

Sem comentários: