segunda-feira, maio 09, 2005

Bico calado...


No Diário de Notícias de hoje: «O ministro da Economia, Manuel Pinho, tem levado a sério as instruções de José Sócrates para o Governo cultivar a distância com os media. "Como este é um Governo que fala pouco", determinou na tomada de posse do coordenador do Plano Tecnológico, "o prof. José Tavares não irá dar entrevistas". O próprio, com os jornalistas à frente, ficou algo embaraçado. E Pinho foi magnânimo "Enfim, pode falar dois minutos."»

No entanto, o Jornal de Negócios sempre adianta algumas declarações do coordenador: «O financiamento de novas empresas é um aspecto fundamental apontado por José Tavares uma vez que o que existe "não funciona". Mas este é apenas um exemplo, assegura, pois a UCPT também se irá centrar no "acelerar de processos da Administração Pública", criando sinergias com os diferentes ministérios. Durante o seu discurso, José Tavares diz acreditar que "o Governo vai ter tempo e vontade para fazer melhor".»

Enfim: se foi isto que disse, não disse lá grande coisa - ou seja, mais valia estar calado...

Por outro lado, faz algum sentido, pois a promessa de Sócrates não foi um "choque tecnológico" (isso foi o que a imprensa escreveu) mas sim um "plano tecnológico". Ora, um plano, é apenas um documento com propostas. É verdade que Sócrates, já eleito, também disse: "já chega de estudos, o que é preciso agora é acção". Mas a acção pode ser, precisamente, essa: accionar planos. A criatividade linguística não tem limites.

Sem comentários: