quarta-feira, março 09, 2005
Parabéns!
Parabéns, Sr. Presidente Jorge Sampaio, pelos 9 anos de uma Presidência que nos faz sentir orgulhosos de ser portugueses
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Abrigo de Pastora
Abrupto
Ação Humana
Adufe 4.0
Alcofa
Além das curvas
Apontamento
Arte da Fuga
Atento
Bioquímica sem Rede
Blasfémias
bl-g- -x-st-
Blog 19
Blogo existo
Blogómica
Bomba Inteligente
Catharsis
Causa Liberal
Cenário Econômico
Claras em Castelo
Contra F. & Argumentos
Contra Capa
De Gustibus
De lege agraria nova
Destreza das Dúvidas
Direito e Economia
Do Portugal Profundo
Economia em Debate
Economia & Finanças
Elbaeverywhere
Encapuzado Extrovertido
Espumadamente
Fases da Lua Cheia
Figmento
French kissin'
Horas Mortas
Indústrias culturais
Insurgente
Jornalismo e Com.
Jumento
Leonardo Monastério
Lida Insana
Mão invisível (A)
Margens de erro
Meia Livraria
Memórias Soltas de Prof.
Miss Pearls
My Guide to your Galaxy
Nada de novo...
Não posso evitar
Na prática a teoria é outra
Neuroeconomia
Nós-Sela
Número Primo
Nuno Crato
Observador
Office Louging
Palavras da Tribo
Pedra do homem
Pensar é...
Pleitos, Ap.e Comentários
Prozacland
Puxa Palavra
Que Universidade ?
O Reino dos Fins
Rabiscos Económicos
Registo Civil
Relações Internacionais
Resenhas
Sangue, Suor e Ideias
Saúde SA
Serendipidade
Substrato
Suplementos de Economia
(O) Valor das Ideias
Visto da Economia
Xatoo
Adam Smith Lives!
Agoraphillia
Angry Economist
Asymmetrical Information
Atlantic Blog
Austrian Economists
Becker-Posner Blog
La Boveda
BrainWaves
Business Pundit
Cafe Hayek
Calculated Risk
The Commons
Cyberlibris
Daily Dish
Decision Science News
The Distributed Republic
Econbrowser
Econ Junkie
EconLog
Economics Roundtable
Economic Principals
Economist's View
EconomiX
Entrepreneurial Mind
Environmental Economics
Institutional Economics
Knowledge Problem (The)
Macroblog
Mahalanobis
Marginal Revolution
Mises Economics
Natural Rationality
Neuroeconomics
The New Economist
Newmark's Door
Page Liberale
Paul Krugman
Private Sector Dev. Blog
Stumbling and Mumbling
Venture Blog
9 comentários:
Quando diz “nos faz sentir orgulhosos”, a quem se refere o “nos”.? O único momento pessoal de orgulho foi durante a atribuição do prémio Nobel a Timor-Leste. Daí para cá só me fez sentir vergonha, quando não nojo.
O prémio Nobel não foi atribuído a Timor-Laurosae mas sim a dois timorenses. Esse facto deve certamente constituir um orgulho para os timorenses, mas não para os portugueses: a que propósito é que um galardão atribuído a terceiros deve ser um orgulho nosso?
Os portugueses têm muito com que se orgulhar, felizmente. Gostam do seu Presidente e eles gostam dele. É assim.
Não expliquei bem, ou não fui suficientemente explícito. Durante a cerimónia de entrega do Nobel, Jorge Sampaio estava na assistência. Houve uma intervenção de um embaixador indonésio. Jorge Sampaio replicou. Falou em inglês, de improviso e com uma clareza que nunca lhe tinha ouvido. É dessa intervenção que eu tenho orgulho.
Quanto a dizer que “o prémio Nobel não foi atribuído a Timor-Laurosae mas sim a dois timorenses”... isso é óbvio. Quando disse que foi entregue a Timor, estava a usar uma mera imagem. Em sentido figurativo, estava a dizer que aqueles dois Homens carregavam em si o peso de todo um povo. Tenho a certeza que nenhum deles se sentiria ofendido com as minhas palavras, nem pensaria que eu lhes queria retirar o prémio. Lamento que, de facto, tenha pensado que eu acreditava que o Nobel tivesse sido entregue a um território. Terei de passar a ser muito mais explícito, com certeza.
E repito a minha pergunta, com que autoridade diz que os portugueses sentem orgulho em Sampaio? Como lhe digo, eu não sinto. E eu sou português.
parabens pela ironia...só pode dado que em 9 anos este sr. apenas contribui-o para que a instituição pr. perdesse prestigio e estatuto. E as minhas observações nem sequer tem a ver com o que se passou no ultimo ano - além disso estou à vontade;votei neste sr. a primeira vez ,mas se o arrependimento matasse...
parabens pela ironia...só pode dado que em 9 anos este sr. apenas contribui-o para que a instituição pr. perdesse prestigio e estatuto. E as minhas observações nem sequer tem a ver com o que se passou no ultimo ano - além disso estou à vontade;votei neste sr. a primeira vez ,mas se o arrependimento matasse...
Mau caro: o orgulho é "de ser portugueses" (não de Sampaio), e no seu caso, se sente vergonha e nojo de ser português (ou será de Sampaio ?), lamento, mas quero acreditar que seja apenas porque tem informações erradas acerca do país, das suas gentes e dos seus feitos.
O Presidente da República, este Presidente da República, representa tudo isso: a consciência crítica das nossas limitações e dos nossos erros - para os quais ele constantemente chama a atenção - mas sobretudo o incentivo para que não desistamos, para que nos motivemos para as reformas e mudanças necessárias.
Temos depois os votos, onde os portugueses exprimem de forma soberana as suas opções. Eu não posso falar em nome dos portugueses, mas nem é preciso: eles falam por si próprios.
Caro Pedro: não morra ainda. Sabe, nós somos um estado de direito e temos uma Constituição, que é a lei soberana, lei que atribui poderes ao Presidente da República, e são essas atribuições e competências que o Presidente deve cumprir, e não outras que cada um "acha que". Jorge Sampaio tem cumprido o que a Constituição lhe outorga e exige. Fá-lo há nove anos. Por isso, merece os parabéns.
“Mau caro: o orgulho é "de ser portugueses" (não de Sampaio), e no seu caso, se sente vergonha e nojo de ser português (ou será de Sampaio ?),”
Vejo que continua a brincar com as palavras. Pensava que já tinha deixado claro que o meu problema é com Sampaio e não com os portugueses. Como, pelos vistos não ficou, espero que agora seja claro.
Já agora pergunto, se não se sente orgulho na presidência de Sampaio, como é que estes “9 anos de uma Presidência [...] nos [fizeram] sentir orgulhosos de ser portugueses”?
A não ser que seja como Oedro Silva disse. O J. A. é um mestre da ironia e está a querer dizer-nos que nos devemos sentir orgulhosos pois conseguimos sobreviver à pior presidência de que há memória (des o 25 de Abril, claro).
Admiro o que Sampaio fez como Presidente da República; não lhe aplico a palavra "orgulho" apenas porque a reservo para algo que considero superior.
A Presidência de Sampaio faz-nos sentir orgulhosos de ser portugueses porque ele salienta a cada momento aquilo que temos de melhor e pior, aquilo que temos de valorizar ou de corrigir, aquilo que faz de nós o povo que somos.
Enviar um comentário