sexta-feira, março 18, 2005

Nunca tantos...


João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior, estudou os "blogues políticos" e escreveu o artigo "Blogues políticos em Portugal: o dispositivo criou novos actores ?", que está disponível online em pdf aqui e em html aqui.

Começando por um curto historial da blogosfera em Portugal e referindo a polémica sobre qual o "primeiro blogue português", são depois abordados aspectos como a divisão "Esquerda-Direita", blogues e jornalismo, blogues e política, etç. O estudo propriamente dito aborda 51 blogues a quem foi submetido um inquérito, e apresenta conclusões interessantes, tais como a das motivações dos bloguistas, e o facto dos blogues de Direita serem esmagadoramente individuais (72,2%) enquanto que os de Esquerda se equilibram mais entre individuais (46 %) e colectivos (54%).

Tem piada esta citação do New York Times: "Never have so many people writen so much to be read by so few" [ "Nunca tantos escreveram tanto para ser lido por tão poucos" ].

Já referido na blogosfera pelos Blogue de Esquerda,Hotel Sossego e Jumento, entre outros. João Canavilhas é um dos autores do Blogue dos Marretas

Sem comentários: