sexta-feira, março 18, 2005

Emigração de professores ?


Isabel Leiria noticia no Público que a Inglaterra anda a fazer em Portugal ofertas públicas de emprego para professores em Inglaterra.

É fácil compreender a causa disto: a docência anda pelas ruas da amargura naquele país; é uma profissão socialmente desqualificada e é também o Público quem dá conta que «um em cada três docentes britânicos quer abandonar a profissão». Além disso, 11 % afirmam claramente que não voltariam a escolher a mesma profissão, se voltassem atrás, enquanto outros 21 % dizem que «provavelmente não o fariam». Por outro lado, um recente estudo europeu destacava a original situação portuguesa: o «único país que passa por uma situação regular de excesso de docentes».

E assim estamos nós, neste admirável mundo novo, prestes a perder parte do nosso capital humano, porque não conseguimos gerar emprego sustentável para pessoal qualificado, precisamente num dos sectores estratégicos para o nosso desenvolvimento. Além do que, a concretizar-se esta emigração, serão certamente seleccionados os mais qualificados dos nossos docentes desempregados. Imaginam o nossos docentes a caminho de Inglaterra ? Para que zonas ? Com que perspectivas de integração na comunidade ?

Alguns comentários sobre docência na Inglaterra encontram-se em: Brian's Education Blog (que tem vários posts sobre o assunto), Education Forum (várias páginas de auto-apresentação de docentes) e Facts from Oliver Letwin.

A rede Eurydice apresenta informação relevante sobre os sistemas de educação europeus, nomeadamente Inglaterra, Gales, Irlanda do Norte e Escócia. O relatório referido acerca da oferta e procura de professores encontra-se aqui.

Sem comentários: