sábado, fevereiro 19, 2005

Sintetizador Moog



O hit da breakz (e o Intermitente) relembram a invenção (em 1964) e os primeiros resultados do sintetizador Moog.

É de referir que os primeiros concertos com esta nova tecnologia ocorreram em Abril de 1965, em Roma, com "Songs for RPB" para soprano (John Eaton), piano e Synket, na Academia Americana. No Town Hall de Nova Iorque, em Setembro de 1965, o "NY Improvisation Quartet" de Herbert A. Deutsch utilizou um Moog. A primeira ligação à musica popular parece ter ocorrido no ambiente psicadélico de S.Francisco, no Trips Festival de Janeiro de 1966. A divulgação desta tecnologia na Europa deve-se a Richard Teitelbaum que utilizou o Moog em mais de 200 concertos que aqui realizou em 1966. Um Moog foi também utilizado na série "Jazz in the Garden" do MOMA, em Agosto de 1969. (informação aqui e cronologia aqui).

Uma das primeiras bandas a utilizar extensivamente esta tecnologia, nomeadamente em palco, foram os Manfred Mann, por volta de 1968. Utilizaram-no no Festival de Vilar de Mouros de 1971, impressionando tanto José Cid que este não descansou enquanto não arranjou um e, em 1973, utilizou-o no disco "A Bruma Azul do Desejado", gravado com Frei Hermano da Câmara e o Quarteto 1111 (haverá alguma coisa que este Cid não tenha feito ?). Miguel Graça Moura, dos Pop Five Music Inc. terá sido o introdutor do sintetizador Moog em Portugal: adquiriu um em Londres e formou expressamente, em honra do aparelho, a banda "Smoog", cuja estreia ao vivo teve lugar no Coliseu dos Recreios em Lisboa, na primeira parte de um concerto de B. B. King.

A música em que me lembro de ter ouvido pela primeira vez este novo som foi em "Lucky Man", de 1970, dos 'Emerson, Lake and Palmer', que é considerado como o primeiro solo em sintetizador moog a ser gravado comercialmente. Inesquecível é também "Close to the Edge", dos 'Yes'. Excertos desta e outras músicas que usaram o moog podem ser ouvidas aqui e aqui.

Foto de cima (com o inventor Robert Moog) e texto aqui. Sobre a história do sistetizador Moog leia aqui, aqui, aqui (com referência ao inventor do sequenciador, Raymond Scott) e aqui. Base de dados com links diversos aqui; electrónica e catálogos aqui, aqui e aqui

Imagens: | Jazz in the garden (1969) | Theremin (1954) | Theremin (1961) | Split Minimoog | Apollo | Constellation | Minimoog + orgão Hammond X-66 |
(crédito: Moog Archives)

Sem comentários: