quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Disponível também na Terra


Na informação relativa ao álbum Elastic Void de Rui Gato (ver abaixo) anuncia-se: “also available on earth”. O certo é que as músicas do projecto Music2Titan também se encontram disponíveis na Terra - para além do planeta (ou lua...) Titã:


Trata-se da composição "Lalala", uma das quatro que foram compostas pelos músicos franceses Julien Civange e Louis Haéri para a Agência Espacial Europeia e que seguiram a bordo das sondas Cassini-Huygens.

Sobre esta iniciativa espacial-musical disse Mick Jagger: "a música a bordo da nave espacial dá um toque muito humano ao projecto e ao mesmo tempo fornece uma importante dimensão educacional à missão (...) A música tem um papel similar ao da ciência e tecnologia, ao reflectir a era em que vivemos e, de um modo genérico, ao explorar novas áreas para além das fronteiras usualmente aceites e para além da Terra" (leia artigo).


«Compostas como uma trilha sonora, cada uma das faixas corresponde a um estádio da missão. "Lalala" ecoa a fase preparatória; a música é simples e balanceada, os acordes básicos do rock. A segunda faixa, "Bald James Deans", possui uma tensão dramática relacionada com a separação da nave Cassini da sonda Huygens. "Hot Time" é um tipo de música mais experimental e evoca a exploração do solo de Titã. A última faixa, "No Love", é um tema calmo e melancólico que ecoa a questão do êxodo espacial.»

Veja um video de apresentação do projecto em Windows Media Player ou em Quick Time, e ouça uma entrevista com Julien Civange:

Sem comentários: