quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Perfis personalizados


Santana Lopes tem de ser creditado com a criação de uma nova figura eleitoral: o perfil personalizado; começou com a indicação de Miguel Cadilhe como o exemplo de perfil que ele gostaria de ter como ministro do seu próximo governo, no caso para a área da competitividade e finanças. Hoje divulgou mais destes perfis: Cristina Cordeiro (vice reitora da Universidade de Coimbra) para as áreas sociais), Carlos Pimenta e António Mexia.

Não sei se esta iniciativa lhe trará votos; pode dizer-se que é uma resposta desajeitada à iniciativa de Paulo Portas (que divulgou um governo completo do CDS) , ou que o faz em desespero de causa dado que ninguém verdadeiramente importante aceita comprometer-se desde já com um seu (improvável) governo.

Pode ser. Mas José Sócrates afirmou que um partido que, com razoáveis probabilidades, aspira a ser governo, não se pode compremeter com a indicação prévia de indigitados ministros. Se isto é verdade, então Santana Lopes conseguiu remover esta dificuldade criando a figura do perfil personalizado.

Pode dizer-se: isso acabará por ser uma limitação, no caso de o partido chegar memso a poder formar governo. Creio que não: havrá inúmeras razões plausíveis para explicar porque é que, afinal, não será aquele mas outro a ocupar o lugar.

Por outro lado, a quantidade não é famosa e a indicação de um actual ministro cria o seguinte insólito: se indica este, porque não indica outros ? Será que só este é que presta ?

Sem comentários: