segunda-feira, janeiro 17, 2005

Nova polémica eleitoral com blogues


O Wall Street Jounal refere mais uma polémica intervenção de bloguistas que desenvolveram actividade influente em campanhas eleitorais, em defesa de uma determinada candidatura, ao mesmo tempo que receberam pagamentos dessa mesma candidatura. Já aqui tinhamos referido um caso semelhante. Os blogues agora debaixo de fogo são o MyDD de Jerome Armstrong, e o DailyKos de Markos Zuniga.

Claro que os pagamentos não estiveram directamente ligados ao funcionamento dos blogues, mas sim a actividades de consultoria que os seus autores fizeram para a campanha. Além disso os dois bloguistas alegaram que, num caso, a ligação à campanha foi publicitada no blogue e, noutro caso, que o blogue foi encerrado durante o período de consultoria.

Nos EUA a blogosfera tem sido muito crítica das ligações financeiras perversas que ocorrem entre certos jornais/jornalistas e candidaturas eleitorais que são depois tratadas favoravelmente por essas entidades. As revelações de que o mesmo pode estar a acontecer com os blogues constitui, por isso, um choque para a blogosfera.

Sem comentários: