segunda-feira, janeiro 17, 2005

Maçã amarga


O jornal Público (no suplemento Computadores - link não disponível) - noticia que a Apple processou três blogues por divulgação antecipada de produtos. Todos os blogs em causa se dedicam aos produtos Apple, esforçando-se por divulgar as novidades com a maior antecedência. Um dos objectivos da empresa é o de saber quem é que lhes forneceu a informação.

Um dos visados é Nicholas M. Ciarelli, de 19 anos, estudante de Harvard, que administra o site Think Secret desde a idade de 13 anos. A Apple considera que Ciarelli obteve a informação - sobre o novo Mac mini - de forma ilegal [ver também notícia aqui].

Outros dos blogues causa são o Apple Insider e o Power Page, que têm natureza comercial; neste caso são acusados de divulgar um produto com o nome de código Asteroid, um acessório para ligação de equipamento musical aos Mac. Entretanto a Electronic Frontier Foundation decidiu apoiar os blogues contra a tentativa de revelação das fontes, dentro do princípio de que "os blogues obtêm furos noticiosos, tal como os jornalistas o fazem. Devem poder manter a confidencialidade para garantir o livre fluxo de informação" ["Bloggers break the news, just like journalists do. They must be able to promise confidentiality in order to maintain the free flow of information"].
Descobri entretanto que o ContraFactos & Argumentos já tinha feito uma referência ao assunto aqui.

Sem comentários: