Faleceu Gerard Debreu, matemático e economista francês que desenvolveu grande parte da sua carreira nos EUA. Debreu ganhou o Nobel da Economia em 1983 pelos seus trabalhos sobre a teoria do equilíbrio nas economias de mercado. Desenvolveu também trabalhos no âmbito da teoria da utilidade e do valor.
Notícia do Diário Digital. Uma pequena autobiografia está disponível aqui. Uma biografia aqui. Obituário do New York Times, que cita a seguinte frase de Assar Lindbeck (tradução minha):
"Não é o género de pessoa de quem se possa obter muita discussão sobre política económica. É um daqueles professores que começam no canto superior esquerdo do quadro, preenchendo-o com fórmulas e chegando ao canto inferior direito no fim da aula."
1 comentário:
Se é verdade que começava a aula "no canto superior esquerdo do quadro, preench(ia)-o com fórmulas e chega(va) ao canto inferior direito no fim da aula", também é verdade que a sua clareza era tal que não havia necessidade de fazer perguntas.
E quem quizesse conversar com ele, bastava-lhe ir ao seu gabinete. Aí, talvez o mais interessante era que a secretária estava sempre imaculadamente livre. E os livros nas estantes eram muito poucos. Porque neste caso era ele quem fazia a teoria.
Obrigado por me deixar recordar um grande Mestre.
F
Enviar um comentário