quinta-feira, janeiro 27, 2005

Estratégia de Lisboa


O mesmo Fórum Económico Mundial divulgou o Relatório relativo à estratégia de Lisboa, fazendo a avaliação do "choque tecnológico" europeu decidido em 2000 em Lisboa. Foi igualmente construído um índice relativo a indicadores tais como a "sociedade da informação", "inovação e I&D", "liberalização", "redes de empresas", "serviços financeiros", "empresas", "inclusão social" e "desenvolvimento sustentável". No índice composto Portugal surge em 14º lugar, no conjunto da Europa dos 15. Nalguns indicadores individuais Portugal sobe ao 13º lugar (empresas e sociedade da informação) e obtém o 11º nas redes de empresas, mas no geral só a Grécia lhe fica atrás.

Também é feita uma análise dos novos países aderentes e uma comparação entre os três melhores países da adesão e os quatro piores da Europa dos 15, ficando estes pior colocados na generalidade dos indicadores.

É igualmente feita uma comparação entre a Europa dos 15 e os EUA, verificando-se que os EUA manifestam melhor desempenho em sete dos oito indicadores observados. O único indicador em que a Europa "vence" é o do desenvolvimento sustentável.

Estamos assim longe do objectivo: transformar a Europa na região mais competitiva do mundo em 2010.

Sem comentários: