quarta-feira, março 04, 2009

Risco-dependentes

«O sector financeiro encontrava-se num processo de adaptação ao risco (...) É um processo insidioso, e não se tem consciência dele. Ser dependente dos resultados [returns], ser dependente do risco, ser dependente da cocaína — é tudo o mesmo, no que respeita ao cérebro.»

Esta é a tese de Gregory Berns, professor na Emory University de Atlanta, especialista em Neuroeconomia, que falou na cimeira de Davos — Ver despacho.

«A parte do cérebro que é rica em dopamina ocupa-se de proporcionar às pessoas euforia [buzz] quando fazem algo que valorizam. Obter dinheiro pode proporcionar esta euforia, tal como correr riscos. Mas, infelizmente, depois de se ter atingido um dado nível de riqueza necessitamos de uma dose maior para obter a mesma "pedrada" [kick], tal como nos habituamos a correr riscos que, anteriormente, seriam excitantes e poderiam levar-nos a recolher as velas.»

Gregory Berns é autor do livro  Iconoclast: A Neuroscientist Reveals How to Think Differently .

1 comentário:

++ Rodolfo Araújo ++ disse...

Olá, João, queria convidar-te e todos os seus leitores a ler a resenha que escrevi sobre esse fantástico livro do Dr. Gregory Berns. São três textos cujos links estão abaixo:

http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/01/iconoclasta.html

http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/01/iconoclast-do-que-voce-tem-medo.html

http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2009/01/iconoclat-dizme-com-quem-andas.html

Espero que gostem!
Atenciosamente, Rodolfo.