segunda-feira, novembro 27, 2006

Mínimos

     «Um aumento no salário mínimo tem vários efeitos negativos na economia. Embora os salários de trabalhadores menos qualificados aumentem, vai reduzir as oportunidades de emprego dos adolescentes e de outros trabalhadores menos qualificados. Eles vão ser empurrados, ou para o desemprego ou para a economia paralela. Um salário mínimo mais elevado também aumenta o preço da"comida rápida" e outros bens produzidos com recurso a muito trabalho não qualificado. Os trabalhadores que recebem formação no local de trabalho devem aceitar salários mais baixos. Um maior nível salarial mínimo evita que os salários dos trabalhadores menos qualificados sejam muito reduzidos, e portanto desencoraja as empresas de dar muita formação a estes trabalhadores.
     «Um aumento no salário mínimo faz aumentar a procura de trabalhadores com maiores qualificações porque reduz a competição de trabalhadores menos qualificados. Esta é uma importante razão pela qual os sindicatos sempre foram grandes apoiantes dos salários mínimos — porque reduz a concorrência que éfeita aos trabalhadores sindicalizados pelos trabalhadores não sindicalizados, que recebem salários mais baixos.
[...]
     «Uma recente petição de mais de 600 economistas, incluindo 5 laureados com o Nobel da Economia, pediu um aumento fseado do salário mínimo federal para 7,25 dólares/hora— um aumento considerável dos actuais 5,15 dólares/hora. Esta petição recebeu muita atenção e o número de economistas que a assinaram é impressivo (e depressivo). No entanto, a American Economic Association tem mais de 20 mil membros e eu suspeito que uma clara maioria destes membros teriam recusado assinar tal petição, se tal lhes fosse pedido. Eles acreditam, tal como eu, que os efeitos negativos do salário mínimo ultrapassariam quaisquer efeitos positivos. Esta é a razão pela qual apenas uma pequena fracção dos 35 economistas vivos laureados com o Nobel o subscreveu — e creio que todos foram convidados a assinar.»

Gary Becker - The Becker-Posner Blog

Sem comentários: