sexta-feira, outubro 06, 2006

IgNobel

«A probabilidade de uma pessoa estragar uma foto ao piscar os olhos é igual ao número esperado de piscadelas (x) multiplicado pelo tempo durante o qual a foto pode ficar estragada (t) - se o tempo esperado entre piscadelas for maior do que o tempo durante ao qual a foto pode ficar estragada, o que é o caso. Isto faz com que a probabilidade de uma pessoa não piscar os olhos seja 1 - xt. Para duas pessoas é (1 - xt).(1 - xt) e para um grupo é (1 - xt)n, onde n é ó número de pessoas. Isto dignifica que (1 - xt)n é também a probabilidade de uma boa foto. Portanto, o número de fotos deve ser1/(1 - xt)n.»


"Blink-free photos, guaranteed"

     O Prémio IgNobel destaca investigações e descobertas "científicas" caracterizadas pela sua patetice ou inutilidade. Ao que consta, este ano não foi atribuído o IgNobel da Economia: quererá isto dizer que os economistas estão a ficar um bocadinho menos patetas e menos inúteis? Ora aqui está um bom tema de investigação para uma candidatura para o próximo ano. Tenhamos esperança.
     Ainda assim, nenhum economista que se preze poderá ficar indiferente ao Prémio IgNobel da Matemática, atribuído a Nic Svenson e Piers Barnes, da Austrália, pelo cálculo do "número de fotografias que é necessário tirar de um grupo que para que se consiga uma foto em que ninguém fique de olhos fechados". Segundo o jornal Público, "trata-se de um modelo estatístico baseado no número médio de piscadelas de olho por minuto de algém que está a posar para uma fotografia (10), na duração de uma piscadela (250 milisegundos) e no tempo de exposição do obturador da câmara em boas condições de luz interior (8 milisegundos)."
     Parece que para um grupo de 30 pessoas o mínimo serão 15 fotos, para um grau de confiança de 99% . Pensando bem nas consequências económicas que esta descoberta pode ter (tirar mais fotografias significa custos adicionais) o prémio bem podia ter sido atribuído à Economia. Investigações subsequentes poderão determinar quanto é que uma pessoa está disposta a pagar por uma fotografia com a garantia de que não ficará de olhos fechados.

Sem comentários: