quinta-feira, março 30, 2006

Histórias canadianas


Mohamed Bhatti

«Em 1999, Mohamed Bhatti decidiu deixar a sua terra natal no Paquistão e começar uma nova vida no Canadá. Lembra-se de lhe terem dito que o Canadá era uma terra de oportunidades onde um trabalhador esforçado como ele poderia ganhar mais dinheiro do que em Islamabad.

«Bhatti, um cientista agrícola com um doutoramento (PhD) em biotecnologia das plantas tirado na Universidade de Bath, em Inglaterra, diz que após uma entrevista na embaixada canadiana, se candidatou a emigrante na categoria de "profissional". Bhatti, que na altura era funcionário científico principal no Pakistan Agricultural Research Council, vendeu os seus bens para conseguir dinheiro para levar a família para o Canadá.

«Reconhece agora que, quando foi para o Canadá, não fazia a mínima ideia do que o esperava. Pensava obter um emprego equivalente ao que tinha, mas, quando tentou encontrar trabalho nesse campo, disseram-lhe que as suas qualificações e experiência não preenchiam os padrões canadianos. Na embaixada não lhe tinham alertado para esta possibilidade. Na altura ficou com a ideia de que seria apenas uma questão de tempo até conseguir emprego na sua profissão, mas isso nunca aconteceu. Aceitou um lugar como guarda de segurança em Vancouver, e hoje continua na mesma empresa como supervisor.

«Bhatti lamenta agora a decisão de mudar para o Canadá. "Também não estou em condições de regressar", disse, "Vendi os meus bens e cortei todos os meus laços, apenas para ouvir que não sou suficientemente qualificado para ser aceite aqui como cientista agrícola."»

"Immigrants claim that Canada conned them "
Straight.com

Sem comentários: