quinta-feira, março 30, 2006


         Gabriella e Rafael

«Os soluços de Gabriella Bodas ecoavam no terminal 3 do Pearson International Airport à medida que ela via a sua "vida" atravessar a cancela de segurança. "Volta, volta, volta!", implorava a jovem de 18 anos, provocando lágrimas mesmo nos seguranças mais experimentados.

Mas enquanto ela tentava aproximar-se deles, o seu namorado, Rafael Alves, de 19 anos, e a mãe, Maria Margarida de Azevedo Alves, eram levados para o voo de regresso a Portugal. Eles estavam entre a primeira vaga de famílias portuguesas que foram enviadas para o seu país de origem ontem [26 de Março]. Calcula-se que cerca de 100 outras famílias, maioritariamente trabalhando do sector da construção, deverão ser obrigadas a tomar o mesmo caminho nas próximas semanas.


   Rafael e Maria Alves

Depois de viver no Canadá durante 7 anos e meio, trabalhando como empregada, Maria Alves vai ter de ficar em casa de amigos, em Portugal. "Não temos outro sítio para onde ir", disse Rafael Alves, salientando que só foram autorizados a transportar duas malas no avião. Depois de Rafael tomar conhecimento, há duas semanas, de que iria ser deportado, Gabriella propôs-lhe o casamento como modo de o manter no país. Mas ele recusou. "Ele quer um casamento, um verdadeiro casamento", disse ela, "Não o quer fazer apenas no papel".

Próximo, o namorado de Maria Alves dizia que se sentia envergonhado com este governo. "Há pessoas que merecem sair", disse Steve, de 33 anos, "Mas ela não é uma dessas pessoas, são gente trabalhadora".

Pedro Barata, que faz trabalho voluntário no Portuguese-Canadian National Congress, um grupo que tem feito lobbying junto do governo nos últimos 2 anos, diz que as políticas de imigração do Canadá são "profundamente erradas". A organização propôs que as pessoas que tenham trabalhado no país pelo menos durante 2 anos devem ser autorizadas a pemanecer com uma licença de trabalho por mais dois anos. "No fim destes 2 anos, se não existir registo criminal e estando os descontos regulares, então seria aberta a porta. Não é esse o estilo canadiano?"

Rafael Alves, entretanto, afirma que não desistiu do Canadá e tentará "definitivamente" voltar a entrar no país.»

'Come Back'
Lisa Lisle, Toronto Sun


Halifax, 13 de Maio de 1953 - chegada do primeiro grupo de emigrantes portugueses, a bordo do navio Satúrnia (50 anos Canadá)

Sem comentários: