domingo, novembro 20, 2005

Reinvenção da roda


Enganaram-se na roda, ou quê? [clique para ampliar]

Um olhar distraído para a imagem ao lado pode criar a ideia de que alguém se enganou e colocou uma roda de bicicleta num automóvel - com maus resultados. Mas não: trata-se da "Tweel", um novo conceito de roda criado pela Michelin. A nova roda foi apresentada publicamente em Janeiro deste ano - ver o "press release".

A roda utiliza materiais compósitos que se deformam perante os obstáculos, regressando à forma inicial com grande facilidade. Uma das vantagens da "Tweel" é que não necessita de enchimento de ar: uma tarefa desconfortável que resulta em que muitos carros andam desequilibrados, consumindo mais combustível, gastando mais os pneus e criando condições para acidentes. Mas a nova roda poderá também proporcionar vantagens nos usuais parâmetros relacionados com a aderência e conforto.

O pneu radial, inventado há 50 anos, também pela Michelin, continuará a constituir o padrão das rodas de automóveis durante os próximos anos, mas a "Tweel" bem poderá ser a roda do futuro. Outras aplicações da "Tweel" podem ver-se nesta bicicleta e nesta máquina.