quinta-feira, novembro 03, 2005

A rapariga que aprendeu demais

Melanie Griffith

Ficheiro mp3 - 30:40 min.

Russ Roberts entrevista Don Cox sobre o tema: "devem os homens de negócios egoístas ser abatidos?" Realização técnica da Radio Economics de James Reese.
A entrevista começa com uma referência à peça de teatro "Born Yesterday", escrita em 1946 por Garson Kanin, e que teve duas versões cinematográficas: uma em 1950, com Judy Holliday, e outra em 1993 ("Nascida Ontem"), com Melanie Griffith no papel principal. Dois negóciantes sem escrúpulos vão a Washington tentar corromper um congressista para a realização de um negócio. Um deles leva consigo a vistosa namorada. Contudo, para que a simplória moça não o deixe ficar mal entre a socialite, decide facultar-lhe algumas aulas de cultura geral - tarefa que é atribuída a um jornalista. O problema é que a formação a leva a compreender a natureza suja dos negócios do namorado e a questionar toda a operação e o seu relacionamento.

A peça, que se encontra actualmente em cena no Arena Stage, poderia servir para uma conversa sobre a importância - e as consequências, nem todas previsíveis - de transmitir conhecimentos às pessoas. Mas a conversa dos dois economistas neste podcast centra-se numa outra temática: será que do egoísmo dos indivíduos (nomeadamente nos negócios) nascem coisas más? Ou, por outras palavras, "devem os homem de negócios egoístas ser abatidos?" - designação que Russ Roberts deu à entrevista.

É um tema sugestivo. A hipótese do egoísmo suporta grande parte da teoria económica desde que Adam Smith escreveu a metáfora da "mão invisível": "não é a bondade do homem do talho, do cervejeiro ou do padeiro que garante o nosso jantar, mas sim a consideração que eles têm pelo seu próprio interesse". E não são apenas os economistas que colocam esta hipótese: a neurobiologia anda a testar presentemente esta a mesma hipótese. Trata-se, portanto, de um tema interessante e actual, mas a entrevista é algo prejudicada pelo facto das "perguntas" do entrevistador serem mais longas do que as respostas do pobre entrevistado.

Billie (Melanie Griffith): Tenho estado a pensar ultimamente numa coisa que o meu pai me dizia: "sem conhecimentos, serás sempre menos do que os outros". E eu não quero ser menos. Ou seja, não quer ser melhor do que os outros nem quero meter-me em bicos de pés. Apenas não quero ser menos do que qualquer outra pessoa.

Paul (jornalista): Bem, receio que isso seja impossível... porque agora já estás acima da maioria das pessoas.

url do podcast:
http://www.acidplanet.com/mediaserver/casts/0003000/ap-20051031-351.mp3