terça-feira, novembro 15, 2005

Manifesto de Econometria Política

Na sequência da publicação no Pura Economia de documentos sobre a avaliação de conhecimentos "revolucionária" que foi aprovada no ISE logo após o "25 de Abril", o De Gustibus Non Est Disputandum publicou um "Manifesto da Econometria Política", uma peça de humor dos anos 80 onde os "econometristas políticos" demonstram o seu "repúdio aos métodos quantitativos burgueses, neoclássicos, ortodoxos, tradicionais, estáticos e reacionários", propondo uma bateria de medidas para revolucionar a Econometria, tais como "substituir as equações de diferença por equações de igualdade".

Vale a pena ler o manifesto na totalidade, aqui.

A propósito de Econometria, também vale a pena referir que, no ISE, foi a equipa de Econometria do professor Mário Valadas quem colocou um travão na loucura das avaliações em grupo. Muitos outros docentes que mais tarde vieram a manifestar duras críticas àquele período, na altura alinharam sem problema, como é o caso de um certo professor, cujo nome não quero revelar para não perturbar as próximas eleições. Mas um dia ainda conto como se passou uma dessas avaliações, a que eu assisti, embora não fosse com esse docente, e sim com uma sua assistente.

Mas essa equipa de Econometria, depois de passar a maior febre revolucionária, recusou-se a fazer outro tipo de avaliação que não fosse com testes escritos individuais. "Não sabemos fazer de outra maneira", disseram. Os estudantes argumentaram: "Mas nós não aprendemos as matérias precedentes à Econometria" (estatísticas, etç.) Responderam os docentes: "Mas nós ensinamos."

E assim aconteceu. Ainda houve uma greve aos exames dessa cadeira no final do ano lectivo, mas durante o Verão tivemos aulas de apoio (gratuitamente dadas!) com o jovem assistente Cordeiro Baptista, então uma estrela no mundo da Econometria do ISE, dada a sua juventude e competência. Também tivemos a ajuda de um nosso colega, aluno brilhante, o Norberto Rosa, e lá fomos fazer testes a Econometria em Outubro. "Nós", mas nem todos: eu conheço quem, por causa dessa mesma disciplina, nunca tenha acabado o curso.

Eu sei que estas recordações podem parecer pouco "oportunas", mas eu acho que o ISE deveria fazer a história daqueles tempos, que têm muita coisa ridícula (ou pior) mas também têm muita coisa boa. Valeria a pena engolir esse remédio, ainda que amargo.