sábado, novembro 12, 2005

Mais esconjuros

Se os arqueólogos julgam que encontraram o mais antigo abecedário do mundo, eu, ao arrumar aqui umas pastas, encontrei um pacote de propostas aprovadas no Instituto Superior de Economia (ISE), logo a seguir à Revolução de 1974, que me parecem quase tão arcaicas como o primitivo alfabeto hebraico.

É de referir que o ISE, nesse ano, praticamente não tinha tido aulas: devido às lutas estudantis, o ano lectivo iniciara-se apenas em Janeiro ou Fevereiro, e as aulas tinham sido interrompidas em Março, numa greve de toda a escola contra a prisão pela polícia política (PIDE) de diversos estudantes. Subsequentemente à greve o Director resolveu mesmo encerrar o Instituto e este só veio a abrir depois da Revolução.

A anormalidade do início e as escassas semanas que faltavam para o final do ano lectivo ajudam a explicar em grande medida as "facilidades" pretendidas pelos estudantes. E os professores também participaram alegremente na elaboração destas propostas, apesar das críticas que alguns vieram a manifestar mais tarde.


A inflação à luz do Materialismo Histórico e Dialético...

A primeira proposta é de uma moção em que «Os estudantes (e docentes) de Económicas manifestam o seu veemente repúdio pelo envio dos dois carrascos Tomás e Caetano para o Brasil e denunciam o carácter de traição ao Povo de tal medida.»

A segunda proposta relaciona-se com a disciplina de Análise Económica, onde se "opta por estudar desde já o tema INFLAÇÂO, seguindo-se, caso haja tempo para tal, o tema INTRODUÇÃO À ANÁLISE DOS SISTEMAS ECONÓMICOS». Curiosamente o primeiro ponto do programa de estudo da inflação era (imagine-se): «Materialismo Histórico e Materialismo dialético: as contradições do modo de produção capitalista».


Comités de Leitura para 'indicar incorrecções e vias possíveis para a análise'.

A terceira proposta regulava a Avaliação de Conhecimentos até ao fim desse ano lectivo.

«Considerando que se pretende desenvolver a partir deste ano o trabalho de grupo como base de estudo no Instituto [por ser] o processo mais coerente de avaliação de conhecimentos...»

É curiosa a lista de temas que foi aprovada para um curso livre a decorrer até ao final desse ano lectivo de 1974:
  1. Estrutura política e ideológica da ditadura salazarista-marcelista
  2. Emigração
  3. Colonialismo e neo-colonialismo
  4. Perspectivas actuais - Partidos e classes
  5. Sindicalismo
  6. Ditadura do proletariado