terça-feira, novembro 29, 2005

Dividir o bolo antes ou depois?


    Curva de Kuznets

O jornal Público de hoje inclui um dossiê sobre o estudo "Competitividade Territorial e a Coesão Económica e Social", realizado por uma equipa dirigida pelo economista Augusto Mateus, onde se conclui que os fundos comunitários ajudaram a aumentar a coesão de Portugal mas falharam na competitividade. Esta ideia faz recordar a hipótese de Kuznets de que o desenvolvimento faz-se inicialmente à custa do aumento das desigualdades sociais, e que a coesão só surge depois de consolidado o desenvolvimento: hipótese que ficou conhecida como a "curva em U invertido de Kuznets". Esta possibilidade lançou um debate - hoje aparentemente esquecido - nas hostes da Economia do Desenvolvimento sobre se devia "dividir o bolo" antes do desenvolvimento ou depois do desenvolvimento. A ideia é de que o resultado não seria indiferente à escolha: querer "dividir o bolo" (= atenuar as desigualdades sociais) antes do desenvolvimento poderia comprometer o próprio desenvolvimento, pois seriam afectados recursos para fins não reprodutivos, embora contribuissem para melhorar o nível de vida das pessoas.

Aparentemente esta questão coloca-se com muita acuidade em Portugal: muitos dos investimentos realizados pelo país, particularmente impulsionados pelas ajudas comunitárias, melhoraram o nível de vida dos portugueses mas não impulsionaram a economia no sentido de uma maior produtividade/competitividade. Admito mesmo a hipótese de que o "dinheiro fácil" e as obras ganhas sem grande esforço serviram para "amolecer" as empresas no que diz respeito à competitividade, acentuando ainda mais a atitude "rent seeking".


Notas:
(a) Sobre a "curva de Kuznetz" leia-se o texto "Kuznets’s Inverted U-Curve Hypothesis" (pdf)
(b) a "curva de Kuznets" é actualmente muito referida mas numa outra variante, a "curva ambiental de Kuznets" ou "curva ambiental em U invertido": os impactos ambientais negativos (poluição, etç) aumentariam numa fase inicial do desenvolvimento e só diminuiriam numa fase posterior - ver imagem, retirada daqui.

Sem comentários: