Não me tinha ocorrido, mas na aprendizagem da música expressa-se um dos (aparentes) paradoxos do ensino/aprendizagem: a beleza etérea da obra produzida, versus a "materialidade" do respectivo domínio. Ou seja: para se chegar a poder produzir uma obra estética de grande qualidade, é necessário torturar a matéria carnal com repetições fastidiosas de gestos minimalistas. Como se a beleza espiritual da música tivesse de lutar para conseguir "passar" através da materialidade do corpo humano. Portanto, uma oposição cartesiana "mente versus corpo" - questão muito actual. Esta "oposição" não será tão evidente noutras áreas do conhecimento, mas também ocorre. A teoria económica é certamente espiritual, e o seu estudo (leituras, memorização, aulas presenciais) bastante material. Tal como na música. Mas na música a espiritualidade exibe-se com mais fulgor, e a materialidade corporal (aquelas escalas repetidas sem cessar...) manifesta-se com maior evidência. Isto é assim talvez porque a repetição e mecanização dos movimentos dos dedos nas teclas do piano, por exemplo, nos parece bastante pouco "mental" e mais "muscular". Seja como for, os artigos incluídos na revista, neste como em outros domínios - tais como a da criação da identidade dos músicos - pareceram-me muito interessantes e extensíveis a outras áreas do ensino. Eis alguns textos que me chamaram a atenção: (todo o Volume 4, nº 1 inclui uma série de artigos sobre a questão dos hábitos e da racionalidade.) |