sábado, novembro 19, 2005

Blogar pode ser perigoso


Blogar pode ter consequências

Daniel Drezner, um conceituado académico de Ciência Política com dois mestrados e um doutoramento em Stanford, e com obra publicada, iniciou um blogue em Setembro de 2002. Na altura deve ter tido um qualquer pressentimento e escreveu no seu primeiro post: "Não devia estar a fazer isto. Espero para breve a passagem a um lugar permanente" [1].


  Daniel Drezner

Resultado: a escola não o passou para o quadro e, apesar de negarem que o blogue tenha tido qualquer influência na decisão, os jovens docentes com blogues ficaram assustados, porque Drezner era indiscutivelmente o melhor posicionado para obter o lugar. Este é o tema de um artigo de Robert S. Boynton na revista Slate.

Drezner, no seu blogue, comenta o artigo da Slate dizendo que não foi contactado pela revista e que nunca disse que foi o blogue que lhe custou o lugar.

O artigo da Slate, no entanto, alarga o campo de análise e questiona-se sobre o fraco prestígio dos blogues no meio académico:
«Não é segredo que muito do material revisto pelos pares e publicado em revistas académicas de prestígio não é nem muito bom nem muito lido, enquanto parte do que aparece em blogues académicos é de grande qualidade e tem uma leitura alargada (embora outra parte não seja nem tenha). Portanto, vale a pena questionar: como pode um sistema que alegadamente se preocupa apenas com a qualidade da argumentação e investigação, automaticamente incluir as revistas e excluir os blogues?»
[...]
«Os blogues académicos representam a fruição, e não a traição, dos ideais universitários. Pode-se mesmo argumentar que os blogues são a corporização daquilo que o filósofo Michael Oakshott designou como "A Conversa da Humanidade" - um diálogo sem fim e eminentemente democrático acerca das melhores ideias e artefactos da nossa cultura. O blogue de Drezner, por exemplo, não é nada do tipo: "Eis o que eu fiz hoje". Pelo contrário, usualmente escreve sobre globalização e economia política - os mesmos assuntos sobre os quais publica na imprensa e revistas de prestigio, arbitrado pelos pares. Embora a sua prosa e estilo, no blogue, tomem mais abertamente partido, o pensamento subjacente não é menos rigoroso ou menos inteligente.»
O Pura Economia, claro, vai passar a incluir o blogue de Drezner bos seus favoritos [Adenda-o blogue, entretanto, deixou de estar disponível; espera-se que seja temporário.].


[1] - mais exactamente, "holding a tenure", ocupar um lugar permanente sem necessidade de renovações anuais; Drezner é assistente n Universidade de Chicago..