terça-feira, outubro 18, 2005

Um bom candidato


«[...] Até agora, pelo menos, esta ramificação da gripe das aves tem-se manifestado de difícil propagação para os humanos. Mas isto pode facilmente mudar. Os cientistas acreditam que o H5N1 [virus da gripe das aves] é um bom candidato a transformar-se e provocar uma pandemia humana. Sofre rápidas mutações, tem uma propensão para incorporar genes de virús que infectam outras espécies animais e já mostrou ser capaz de provocar doenças graves e mesmo a morte de pessoas.

«A ocorrência de pandemias de gripes humanas é esperada três ou quatro vezes em cada século, mas ainda é difícil prever quando e como se iniciará a próxima. A pior de todas na memória dos vivos, em 1918, matou talvez uns 50 milhões de indivíduos em todo o mundo. Embora não exista nenhum sinal de tão grave risco para a vida humana, a Comissão Europeia solicitou aos países membros que armazenassem remédios anti-virais e a Organização Mundial de Saúde pediu a todos os países que façam planos de contigência.

«Mesmo que a ocorrência de um novo surto de gripe humana fosse contida, ainda assim teria consequências económicas drásticas. Em 2003, na Ásia, o sindroma respiratório agudo [SARS] afectou apenas 8 mil pessoas, tendo morto cerca de um décimo. De acordo com as estimativas mais pessimistas, terá causado perdas na produção no valor de 60 mil milhões de dólares, com os sectores relacionados com o Turismo a serem especialmente afectados.»

The Economist
"The spreading bird-flu menace reaches Europe"


url: http://puraeconomia.blogspot.com/2005/10/um-bom-candidato.html

Sem comentários: