quinta-feira, outubro 06, 2005

Prémio IgNobel da Economia

Gauri Nanda, no MIT, a trabalhar nos circuitos do Clocky. Fotografia de John Tlumacki

Eis Gauri Nanda, do MIT, vencedora do prémio IgNobel da Economia de 2005, pela invenção do Clocky, um despertador de cabeceira "que foge e que se esconde, repetidamente, assegurando que as pessoas efectivamente se levantam e portanto, teoricamente, acrescentando muitas horas produtivas ao dia de trabalho". O comportamento do Clocky é uma estratégia contra os dorminhocos compulsivos que repetidamente desligam o alarme. De cada vez que o alarme toca e alguém carrega no botão que desliga o som, o despertador rola para uma parte da casa, sempre diferente. Quando o alarme volta a tocar, o esforço para o encontrar deve ser suficiente para acordar definitivamente o preguiçoso. Ouça a gravação da entrega deste prémio e discurso de Gauri Nanda:


[por vezes desactivado devido a excesso de downloads]
http://geocities.yahoo.com.br/dapopaproa/gauri_nanda.wav

Gauri Nanda, que está a fazer a sua tese de mestrado sobre roupa com equipamento electrónico embebido, trabalha no MIT Media Lab [1], e confessa: "Em parte inspirei-me nuns gatinhos que tive, que me mordiam os dedos dos pés todas as manhãs. O Clocky não é tanto um aparelho irritante, é mais aquela mascote irrequieta de que, apesar de tudo, gostamos. Também é um pouco feia".


Clocky
Mais informações aqui.

Os restantes prémios foram para os seguintes laureados:

História da Agricultura
James Watson, pelo estudo "O significado das calças explosivas do Sr. Richard Buckley: Reflexões sobre um aspecto da mudança tecnológica nos laticínios da Nova Zelândia entre as Guerras Mundiais". O texto encontra-se aqui.

Física
John Mainstone e Thomas Parnell (falecido), da University of Queensland, Austrália, por uma experiência em que uma bola de piche demorou nove anos a "pingar" de um funil. A experiência aparece descrita aqui.

Medicina
Gregg A. Miller, de Oak Grove, Missouri, pela invenção dos "Neutículos", testículos artificiais para cães. O site da empresa que os fornece encontra-se aqui.

Literatura
Aos empreendedores da internet na Nigéria, por criarem e distribuirem por e-mail uma ousada série de contos com personagens como o General Sani Abacha, Mrs. Mariam Sanni Abacha, Barrister Jon A Mbeki Esq. e outros. Ou seja: os famosos contos do vigário da Internet. Por exemplo: o falecido chefe de estado, General Sani Abacha, deixou uma mala com uma fabulosa quantia de dinheiro que é preciso retirar do país; se você quiser ajudar pode ficar com uma parte substancial... (acha bem 30 % ?) Leia o resto aqui, onde uma tal senhora Young, consciente da fraude, troca diversos emails com os vigaristas.

Paz
Claire Rind e Peter Simmons, da Universidade de Newcastle, Reino Unido, por monitorarem a actividade eléctrica dos neurónios de gafanhotos enquanto assistiam a clips da "Guerra nas Estrelas" (os gafanhotos, não os pesquisadores). Os clips serviram para simular a aproximação de um objecto voador e observar a reacção neurológica dos bichos a uma possível colisão. Artigo científico aqui (pág.3) e fotografias da experiência aqui.

Química
Edward Cussler e Brian Gettelfinger, da Universidade do Minnesota, por testarem experimentalmente a velha questão: as pessoas nadam com mais rapidez em água ou em xarope? Experiência referida aqui.

Biologia
Benjamin Smith, Craig Williams, Michael Tyler e Yoji Hayasaka, da Austrália, por catalogarem odores peculiares de 131 espécies de rãs em estado de stresse. Descrição aqui.

Nutrição
Yoshiro NakaMats, do Japão, por fotografar e analisar cada uma das refeições que consumiu durante 34 anos. NakaMats, um inventor com mais de 2.300 patentes registadas, é retratado aqui e é entrevistado aqui.

Dinâmica de Fluidos
Victor Benno Meyer-Rochow, da Alemanha, e Jozsef Gal, da Hungria, por calcularem a pressão acumulada dentro de um pinguim durante o acto de defecar, experiência vertida para o artigo "Pressões produzidas quando os pinguins evacuam - Cálculos sobre defecação avícola". O artigo científico subsequente encontra-se aqui

[ Via ∫Integrais no ônibus; veja
também a Notícia do Público ]


[1] - Gauri Nanda apresenta os seus projectos e criações na página Nanda Design, onde se salientam:

  • O conceito byob, com microprocessadores embebidos em tecidos, podendo "comunicar" entre si e com o usuário da roupa.

  • mala de senhora inteligente (a mala!) que avisa se o telemóvel ficou esquecido em casa, se é preciso levar guarda-chuva, ou ainda se o seu "colega" lenço caíu em qualquer lado.

  • Componente de um vestido que pode ser separado e que, ao ser colocado no chão, "percebe" que já não é peça de roupa e enche-se de ar para servir como banco.
  • Sem comentários: