quinta-feira, outubro 06, 2005

O corpo é que paga

As doenças ditas "psicológicas" são, em geral, muito mal compreendidas pelo senso-comum. O que não admira, pois existe aqui um claro "conflito de interesses": é a mente a "julgar em causa própria". É fácil para a mente admitir que o fígado não anda bem, que o estômago está a falhar ou que a garganta ultrapassou os limites - mas admitir que a ela própria não funciona, é mais difícil.

A medicina sabe que pessoas com disfunções de natureza psicológica, como por exemplo as depressões mais graves, não se curam a si próprias, embora o senso-comum ache que, com um pouco de vontade, o doente poderia sair daquele estado. O mesmo se passa com a bulimia e a anorexia, havendo até quem pense (e escreva) que os paradigmas correntes da beleza têm culpas averbadas neste cartório.

Mas a própria medicina também tem os seus preconceitos - ou não fosse ela uma criação da mente. Recentes descobertas indicam que a anorexia e a bulimia, e eventualmente outras disfunções a que se atribui natureza psicológica, podem ser afinal o resultado de "ataques" do próprio sistema imunológico, ou auto-imunidade.

A auto-imunidade é pois a situação em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo que era suposto defender. Um estudo de Serguei Fetissov, do Karolinska Institute de Estocolmo, e outros, encontrou correlação entre certos tipos de infecção e alguns sintomas psiquiátricos em dontes com anorexia e a bulimia: "Autoantibodies against neuropeptides are associated with psychological traits in eating disorders". A descoberta vem referida no artigo do Economist, "Psychiatric disorders and immunity - Molecular self-loathing", que refere:

«O trabalho do Dr. Fetissov sugere que níveis anormais de auto-anticorpos contra hormonas designadas melanocortinas, constituem uma componente crucial da causa da anorexia e bulimia. As melanocortinas são pequenas moléculas de proteínas que transportam mensagens entre as células nervosas do cérebro. Estão envolvidas na regulação de uma variedade de comportamentos complexos, incluindo interacções sociais, respostas ao stress e, com importância neste contexto, o acto de comer. Portanto é fácil de compreender como, ao interferir com elas, se pode provocar aquelas duas doenças.»

Nota: do artigo científico referido apenas se encontra disponível on-line o resumo; Serguei Fetissov já publicara, em 2002, o artigo "Autoantibodies against -MSH, ACTH, and LHRH in anorexia and bulimia nervosa patients", sobre o mesmo assunto, o qual está integralmente disponível.

Sem comentários: