quarta-feira, outubro 05, 2005

Jornais do futuro


«Qual será o aspecto dos jornais do futuro? O mais provável é que se assemelhem ao Financial Times actual.

«Não me refiro ao salmão-rosa das suas páginas. Essa inteligente escolha foi adoptada em 1893, quando o jornal tinha apenas 5 anos, para o diferenciar do seu poderoo rival londrino, o Financial News (que adquiriu em 1945, após muitos anos de concorrência proveitosa).

«Nem tão-pouco me refiro ao formato "lençol", embora eu suspeite que os principais jornais, por esse mundo fora, continuem mais ou menos grandes como os conhecemos hoje, e não tablóides. O novo formato é conhecido como Berliner, já familiar para os leitores do Le Monde e recentemente adoptado [12.Setembro] pelo renascido Guardian de Londres: estreito como um tablóide mas 7 cm mais comprido [imagem de cima]; por outras palavras, uma versão reduzida do "lençol", mais fácil de transportar e de ler.

«O que eu quero dizer é um jornal "completo", competindo num mercado global (ou num mercado altamente concentrado), abrangente nos assuntos, inventivo no grafismo e design, apresentando muitos elementos de notícias e opiniões ordenados hierarquicamente em cada página e ao longo do jornal.

«A principal diferença relativamente a hoje? Os jornais no futuro terão menos "gordura" e menos "palha" e serão mais espertos. E ficarão também mais caros para os leitores. Ambas as coisas estão relacionadas.»

Economic Principals

Sem comentários: