segunda-feira, outubro 17, 2005

Maldita gripe

Enquanto o presidente do Brasil anuncia que a fome no mundo é a verdadeira "arma de destruição maciça", outros avisam que o principal perigo vem da potencial manipulação genética de virus, com o objectivo de provocar doenças infecciosas mortíferas.

Esta possibilidade ganhou novos contornos com a recente ressurreição do virus da Gripe Espanhola de 1918, bem como a sequenciação e divulgação pública do respectivo genoma, tornando mais acessível a sua replicação/modificação com objectivos terroristas.

Há quem pense que o domínio da respectiva tecnologia é mais acessível do que a necessária para a construção de armas nucleares, sendo mesmo possível encomendar, em diferentes laboratórios, sequências parciais do referido genoma. Outra hipótese é o roubo do virus num qualquer dos laboratórios que se dedique à sua investigação. Outros cientistas, no entanto, estimam que não é fácil a replicação do virus [1].

Com a possibilidade da mutação da actual gripe das aves e as dúvidas sobre a sua eventual perigosidade, bem como a crescente dramatização provocada pelas notícias das aves engripadas que se vão descobrindo, em cada novo dia, a caminho do mundo "desenvolvido", a ressureição da Gripe Espanhola assume a dimensão de um fantasma que regressa do passado para nos lembrar que, de Espanha, "nem bom vento nem bom casamento". [2].


Textos relacionados:
  • "Bird Flu as Biological Weapon?"- Real Clear Politics
  • "Recipe for Destruction" - New York Times
  • "Researchers Reconstruct 1918 Flu Virus" - Washington Post
  • "Security fears as flu virus is recreated" - Guardian
  • "Don't Worry, Be Healthy" - Slate
  • "Vírus que matou milhões" - Correio da Manhã
  • "Resurrecting 1918 Flu Virus Took Many Turns" - Washington Post
  • "Gripe Espanhola" na Wikipedia

    [1] - As sequências dos genomas não estão propriamente on-line; mas parece que não é muito restrito o acesso a partir das bases de dados do "National Center for Biotechnology Information"

    [2] - na realidade não se sabe qual a origem geográfica do virus, e é quase certo que não foi a Espanha. Quanto aos exemplares regressados à vida, encontram-se nos EUA.

    Link para este post:
    http://puraeconomia.blogspot.com/2005/10/maldita-gripe.html
  • Sem comentários: