quinta-feira, outubro 13, 2005

Everglades


Interessante artigo do Economist sobre o projecto de recuperação dos Everglades: "Water, bird and man".

Esta imensa zona natural dos EUA (Florida) foi muito modificada em meados do século XX, com drenagem de terrenos e alteração do curso do rio, em cujo leito foram construídas Miami e Fort Lauderdale. A zona a sul do Lago Okeechobee foi modificada para agricultura intensiva. Como resultado desta "humanização" o sistema natural encontra-se à beira do colapso. Desapareceram os imensos bandos de aves que chegavam a tapar o sol por alguns minutos durante a sua passagem. Espécies exóticas introduziram-se no sistema, vegetação parasita invade tudo e a alimentação natural dos peixes, à base de algas e bactérias, encontra-se também adulterada.

Perante o problema, em 2000, já no final da era Clinton, foi aprovado o Comprehensive Everglades Restoration Plan (CERP), um plano caro e complicado: mais de 68 projectos para um horizonte de 30 anos. A ideia base é forçar uma maior quantidade de água para a zona a sul do Lago Okeechobee, em direcção ao Parque Nacional (ver imagem de cima e mais esta).

Apesar de não terem sequer sido iniciados os projectos piloto, já existem problemas com a estrutura de financiamento, partilhada entre a Florida e o governo Federal.


  • Everglades - ecossistema (mapa)
  • Florida Everglades - capítulo do relatório de 1994 sobre "The Impact of Federal Programs on Wetlands"
  • Sem comentários: