quarta-feira, outubro 12, 2005

Elogio das rotundas


   Foto: jornal "Cidade de Tomar"

Actualizado com uma anedota

Recordo-me de ter ouvido o ministro das Finanças Cavaco Silva, no primeiro Congresso dos Economistas, criticar os autarcas por andarem a construir piscinas. Mas isso foi há muito tempo: o exemplo agora em moda, para zurzir os autarcas, são as rotundas.

Mas não percebo. Aliás, gostaria que alguém me explicasse o que é que há de mal nas rotundas. Porque o que eu acho (e verifico) é que:

  • regulam melhor o trânsito que os semáforos (excepto para grandes volumes de tráfego)
  • são mais baratas que os semáforos, particularmente se tivermos em conta o consumo de energia e as reposições (substituição de lâmpadas, pintura, reposição dos semáforos acidentados)
  • são mais amigas do ambiente (os semáforos estão sempre a gerar o lixo das lâmpadas)
  • são mais bonitas (em geral)
  • são mais seguras (em geral; os semáforos são sempre obstáculos à procura do acidente)
  • contribuem mais para a segurança: desaceleram o trânsito, mesmo quando não há cruzamentos nem entroncamentos
  • os acidentes nas rotundas não passam, geralmente, de chapa batida; mas nos semáforos ocorrem os mais mortais de todos os acidentes: choques violentos dos carros que passam no vermelho
  • atrapalham menos (em geral; os semáforos estão frequentemente atravessados nos passeios)
  • irritam menos (acho eu; podem até demorar mais, mas a angústia cíclica das passagens nos verdes irrita-me mais do que o pinga-pinga das rotundas)
  • têm plantas - bem, em geral (árvores, flores); é irrelevante para o ambiente mas é bom para a psiche (espírito; não confundir com "pechiché")

    Por isso, digam-me lá: que mal vos fizeram as rotundas ?

    Actualização
    A propósito de rotundas, lembrei-me desta história, que é anedota mas também é real: foi uma conversa entre dois "criativos", algures na década de 60 (na altura designavamo-los como "mentirosos") num Verão, numa praia da margem sul. Dois tipos gabavam-se de proezas automobilísticas, velocidades, etç. Dizia um:
    - «Eu ia tão rápido, tão rápido, que fiz uma curva de 180º sempre com duas rodas no ar!»
    - «Isso é alguma coisa?» - respondeu o outro - «O "Cebola" já deu a volta à rotunda de Almada só com a chapa no chão!»
  • Sem comentários: