quinta-feira, setembro 08, 2005

Politicamente incorrecta

Em substituição da anedota que aqui estava antes (a pedido de várias famílias) eis uma anedota políticamente correcta: é chata, só se percebe se for explicada (e mesmo assim...) e não tem lá muita piada - se é que tem alguma.

Explicação prévia: a teoria económica clássica é conhecida por se basear em pressupostos irrealistas: informação perfeita, cada agente a ordenar muito bem as suas preferências e a maximizar a sua utilidade, etç. Esta subtileza levou mesmo um conhecido economista - Milton Friedman - a dizer que o realismo das hipóteses não era necessário, podendo até ser prejudicial.

Eis a anedota:
Três professores universitários, respectivamente de Engenharia, de Química e de Economia, foram acampar. Quando se preparavam para jantar, à volta da fogueira, descobriram que não tinham trazido abre-latas, e toda a comida que tinham estava em três grandes latas de supermercado.

Diz o Professor Doutor Engenheiro: "Cá está um problema digno de um Professor de Engenharia". Desatou a fazer contas num papel, depois colocou uma das latas junto a um penhasco, subiu lá a cima, agarrou numa pedra de peso cuidadosamente calculado e largou-a sobre a lata. Resultado: a lata desfez-se e o conteúdo de atúm de cebolada ficou espalhado num raio de 100 metros.

O Professor Doutor Químico desatou a rir e disse: "Este problema está mas é destinado a um Professor de Química". Começou também a fazer contas num papel, depois colocou a segunda das latas ao lume, na fogueira, enquanto controlava cuidadosamente o tempo e a temperatura. Ao fim de algum tempo a lata explodiu, espalhando lulas e molho de tomate num raio de 150 metros.

O Professor Doutor Economista riu-se e disse: "Não há problema algum que a teoria económica não consiga resolver". Pegou em papel e lápis e desatou a derivar funções e a fazer regressões, enquanto os outros dois olhavam com despeito. Ao fim de algum tempo, disse: "Já está."
E os outros: "Como assim?"
O Economista: "Supondo que estávamos em Nova Iorque e tinhamos dois abre-latas..."

1 comentário:

Anónimo disse...

Politicamente incorrecto, de facto...