segunda-feira, setembro 12, 2005

Jude Wanniski (1936-2005)


Jude Wanniski

Faleceu recentemente Jude Wanniski, o provável autor (há quem duvide) da expressão "supply side economics" - "economia do lado da oferta". Embora não tivesse formação académica em economia, o seu trabalho no Wall Street Journal, como editor associado, entre 1972 e 1978, ajudou a propagar a ideologia económica que veio a orientar o "reaganismo". A ideia central desta ideologia era a de que baixando os impostos (particularmente sobre as empresas) criar-se-ia um incentivo às empresas para criar mais riqueza, da qual todos viriam posteriormente a beneficiar.

A expressão "economia do lado da oferta" opunha-se assim claramente à "gestão da procura" que caracterizava o keynesianismo e a intervenção do Estado na economia. Na realidade, os cortes de impostos operados por Reagan em 1981 e 1986 e inspirados pelo seu conselheiro económico Jude Wanniski, conduziram a gigantescos défices orçamentais, que levaram J.K.Galbraith a denominar aquele período como um "keynesianismo de cabeça para baixo".

Wanniski é autor do livro "The Way The World Works", de 1978, espécie de "Bíblia" do reaganomics. Wanniski apoiou-se nos trabalhos de dois conhecidos economistas: Robert Mundel (Nobel da economia em 1999) e Arthur Laffer. A denominada "curva de Laffer" (que mostra a relação entre a taxa de imposto e as receitas fiscais) é frequentemente utilizada - em geral no contexto da defesa do liberalismo económico - para justificar a defesa da diminuição da taxa de imposto, com o argumento de que resultará num aumento da receita fiscal.

Jude Wanniski tinha, no entanto, posições muito heterodoxas relativamente à economia e política norte-americanas. Uma das mais "originais" era a de que uma ditadura poderia ser considerada uma espécie de democracia, se se entender "governo do povo" como o acesso ao poder por qualquer pessoa, independentemente dos condicionalismos do nascimento, sem recurso a revolução ou golpe de estado. Foi também um defensor de Milosevic e Sadam Hussein, não apoiando a guerra do Iraque:
«Sinto-me triste, e mesmo deprimido, quando ouço os nossos colegas do Congresso papaguear que "os Iraquianos estão bem melhor sem Sadam Hussein", quando mais de 100 mil dos seus filhos e filhas estariam ainda vivos se nós não tivessemos ido para a Guerra. Estarão os mortos "bem melhor"? Estão as suas famílias?»
("Are We Really Better Off Without Saddam?")
     Artigos de Jude Wanniski.
     Referências na blogosfera:
 
  • The Senescent Man
  • Cranky Greg's View
  • Back water report
  •     Textos relacionados:
     
  • "My Time with Supply-Side Economics" - Paul Kraig Roberts
  • "The Case for Supply-Side Economics Revisited: The Effect of Time Preference" - Ludwig van den Hauwe
  • Sem comentários: