sábado, setembro 10, 2005

Blogues e Ética

O Parlamento Europeu, a propósito do lançamento da sua nova página, vai realizar a 12 e 13 de Setembro, algumas mesas redondas, uma das quais sobre jornalismo e blogosfera. Thomas Burg, que foi convidado a participar, comenta:
«Como sabem tenho algumas reservas quanto à comparação entre bloguistas e jornalistas. Não creio que tenham muito em comum. Por outro lado, existe obviamente interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a blogisfera e talvez regulá-la em alguma medida. Portanto é a nossa vez de influenciar e informar esse debate. Serão colocadas questões como:
       - Deverão os bloguistas seguir as mesmas regras que os jornalistas profissionais?
       - É legítimo que os meios de comunicação usem blogues como fontes de informação?»
Thomas Burg criou uma Wikipage sobre a mesa redonda.

O programa completo das mesas redondas é o seguinte:
  • 12 de Setembro - 15-16.30 h: "Weblogs - competição, desafio ou oportunidade? Quem tem medo de abrir os blogues de Pandora"
  • 13 de Setembro - 11-12.30 h: "Novas comunidades políticas na web - um desafio para os políticos?"
  • 13 de Setembro - 14.30-16 h: "E-government - quão realizável para os países, quão prático para os cidadãos?"
    Localização: Yehudi Menuhin Room, Parlamento Europeu, Bruxelas
    Mais informações e contactos: eGov monitor
  • 1 comentário:

    Rui Martins disse...

    Os bloguistas (lista em que eu próprio me incluo) escrevam sobretudo as suas opiniões. É suposto os jornalistas transmitirem factos, não opiniões e se existe colisão de interesses é porque uns invadem indevidamente a área dos outros. Neste aspecto não faria mal um pouco de disciplina, mas também que lê uma "falsa notícia" num blogue será ingénuo ao ponto de acreditar em tudo o que lê, só porque o lê? Mas a falta de verificação das fontes não é o eterno problema da Internet, dos Ensaios, dos Media? Ou seja, será que num Blogue é mais provável encontrar uma falsidade do que em qualquer outro meio?