quarta-feira, agosto 03, 2005

Irrealidade quotidiana



{ clique para ampliar }

Há duas explicações possíveis para as "pegadas" existentes na falésia do Cabo Espichel. Segundo a lenda, seria o trilho de uma mula que transportara Nossa Senhora até ao Cabo. Segundo a ciência, seriam pegadas de dinossáuros, deixadas há vários milhões de anos em solo pantanoso, que mais tarde veio a petrificar.

Ora o autor da maqueta da imagem apresentada acima, fotografada no Museu de Ciências Naturais de Madrid, conseguiu juntar as duas explicações numa só: Nossa Senhora aparece montada num dinossauro. Digam lá se isto não vos faz lembrar as americanices relatada no livro de Umberto Eco, "Viagem na irrealidade quotidiana": kitsch e falsificação.

A imagem apresentada é forjada em Espanha - provavelmente pelo próprio Museu - pois nunca em Portugal se colocou a hipótese de a Nossa Senhora ter viajado no dorso de um dinossauro. Os visitantes devem-se ter divertido, no "gozoso y espectacular recorrido", observando "la recreación de una adoración de la Virgen asociada a la leyenda piadosa de Nossa Senhora da Mua", mas foram enganados se ficaram com a ideia de que aquela imagem foi imaginada pelos crentes. E a designação tradicional exacta é "Nossa Senhora da Pedra da Mua".



Notas:

A fotografia foi encontrada aqui; tratava-se de uma exposição temporária, que surge referida nesta notícia do 'El Pais'.

Veja a localização e desenho dos trilhos das pegadas na Pedra da Mua (Crédito: Geologia no Litoral).

Texto relacionado: Dinosaurs of Portugal, de Miguel Telles Antunes e Octávio Mateus.

Sem comentários: