domingo, julho 31, 2005

Wim Duisenberg


Faleceu Wim Duisenberg, primeiro presidente do Banco Central Europeu, cargo que desempenhou entre Junho de 1998 e Novembro de 2003. Antes disso liderara o Instituto Monetário Europeu, instituição antecessora do BCE, sendo por isso considerado como "o pai do euro".

Duisenberg estivera recentemente em Portugal, participando no SAS Forum International 2005, altura em que deu um remoque a Vitor Constâncio (*), por causa deste ter acedido a calcular valor do défice para o governo (ver post).

O jornal Público faz um resumo da carreira deste "economista involuntário" (a opção pela formação e Enconomia foi feita por acaso) que foi ministro das finanças da Holanda entre 1973 e 1977, período durante o qual fez uma transição característica do pensamento económico dominante naquele período: "Confrontado com a crise provocada pelo choque petrolífero, mudou radicalmente o seu pensamento sobre o melhor caminho para induzir crescimento económico. Se nos dois primeiros anos de governo defendera uma política financeira de alto endividamento público (de influência keynesiana), acabou por alterar a sua posição para advogar uma linha de máxima austeridade".


(*) -A Grande Loja do Queijo Limiano reproduz um artigo de António Borges sobre este assunto - o envolvimento do Banco de Portugal "em questões de uma sensibilidade política extrema" - também com uma posição critica.

Sem comentários: